Paralimpíada Rio 2016

Brasil chega a 19 medalhas no terceiro dia da Paralimpíada

O time verde e amarelo conquistou mais oito medalhas nas disputas deste sábado (10).

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Claudynei dos Santos é o dono da quarta medalha dourada para o Brasil.
Claudynei dos Santos é o dono da quarta medalha dourada para o Brasil. (Alaor Filho / CPB)

RIO DE JANEIRO - O Brasil segue firme no objetivo de estar entre as principais potências do esporte Paraolímpico. No terceiro dia da edição carioca dos Jogos, o time verde e amarelo pôde contar com os atletas do judô, do atletismo e da natação para conquistar mais oito medalhas e seguir no quinto lugar do quadro geral de medalhas.

Logo nos primeiros instantes do sábado, o país-sede começou a ver que seria um bom dia nos Jogos. E o atletismo começou – e terminou – sendo a modalidade responsável pelas principais conquistas.

De manhã foi a vez de Claudiney dos Santos conquistar o quarto ouro brasileiro na disputa do lançamento de disco, categoria T47. De quebra, ele ainda superou o recorde paralímpico da prova. Caudiney lançou 45,33 m.

Já nos momentos finais do dia, foi a hora da porta-bandeira do Brasil na cerimonia de abertura garantir mais um ouro. Shirlene Coelho defendeu o título conquistado em Londres 2012 e deu chances às adversárias no arremesso de dardo classe F37, com a melhor marca de 37,57 m.

Além dos lugares mais altos do pódio, o atletismo foi responsável por garantir outro bronze verde e amarelo. Rodrigo Parreira, um dia após completar 22 anos, correu os 100m rasos da categoria T36 em 12s54 e ficou em terceiro lugar.

Outro destaque do dia no Estádio Olímpico ficou por conta de Petrúcio Ferreira, que não competiu por medalha, mas garantiu vaga na final dos 100 m rasos T47, com direito à quebra de um recorde mundial que já durava 24 anos. O brasileiro correu em 10s67, superando a marca de 10s72, feita nos Jogos de Barcelona 1992, e disputa a final da manhã deste domingo.

Os judocas brasileiros também pisaram no tatame para garantir três medalhas prateadas ao Brasil.A primeira veio com Alana Maldonado, que foi imobilizada na final da categoria até 70kg e ficou em segundo lugar.

Quem também foi derrotado na final, desta vez na classe B1 até 100 kg masculino, foi Antônio Tenório, que perdeu a oportunidade de conquistar o quinto ouro paralímpico da carreira. Já na categoria acima de 100 kg foi Wilians Araújo quem perdeu no duelo decisivo e acabou ficando com a segunda colocação.

Com desempenho similar ao segundo dia, a natação brasileira não decepcionou e garantiu dois bronzes ao país-sede. O primeiro, conquistado pelo multi-campão Daniel Dias, nos 100m borboleta S5, e o segundo no nado costas classe S10, com Matheus Rheine.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.