Campeonato Brasileiro

Com golaço de Camilo, Botafogo derrota o Grêmio

Com a vitória em casa, o Alvinegro se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O meia Camilo marcou um belo gol de bicicleta e ajudou o Botafogo a bater o Grêmio.
O meia Camilo marcou um belo gol de bicicleta e ajudou o Botafogo a bater o Grêmio. (Vitor Silva / SSPress / Botafogo FR)

RIO DE JANEIRO - O Botafogo fez uma boa partida na tarde deste domingo na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro, e venceu o Grêmio por 2 a 1, em jogo adiado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, remarcado por conta dos Jogos Olímpicos.

No primeiro tempo, Camilo abriu o placar do jogo com um golaço de bicicleta, e Sassá ampliou pouco depois, se igualando a Gabriel Jesus na artilharia do Brasileiro, com 10 gols. O Grêmio reagiu no segundo tempo com um gol de Batista.

O resultado afastou ainda mais o Botafogo da zona do rebaixamento. Agora com 29 pontos, o Alvinegro é o 11º colocado na tabela da competição, tendo ultrapassado Sport e São Paulo. O Grêmio, por sua vez, chega a terceira partida sem vitória, e segue fora do G4, sem conseguir superar o Corinthians. O Tricolor Gaúcho está em sexto lugar, com 36 pontos.

Na próxima quarta-feira, o Botafogo vai receber o Fluminense em seu estádio, para o clássico carioca da 23ª rodada do Brasileirão, às 16 horas. Já o Grêmio, joga novamente fora de casa, e encara o Coritiba no Couto Pereira, às 21h45. Ambos os jogos serão no horário de Brasília.

O Botafogo começou o jogo disposto a mostrar à sua torcida que a goleada sofrida no meio de semana diante do Cruzeiro, tinha sido superada. Marcando forte no meio-campo, e escapando em velocidade ao roubar a bola, o Alvinegro levou perigo ao gol do Grêmio desde os primeiros minutos.

Logo aos 2, Neilton aproveitou um rebote da defesa, partiu para cima e tocou pro meio. Camilo deixou passar e Bruno Silva arriscou o chute, que saiu rente à trave de Bruno Grassi.

No minuto seguinte, Sassá recebe de Luis Ricardo atrás da linha da zaga, tromba com o goleiro do Grêmio e a bola sobra para Neilton completar para a rede. O assistente, entretanto, levantou a bandeira e o árbitro anulou o gol.

O perigo voltou a rondar o gol dos visitantes aos 13, quando Victor Luís avançou pela esquerda e cruzou rasteiro na área. O goleiro fez o corte mas se atrapalhou com a zaga.

Aos 20, Bruno Silva abriu para Luis Ricardo na direita, o lateral invadiu a área e levantou do outro lado. Camilo acertou uma linda bicicleta e abriu o placar na Arena Botafogo.

O gol não diminuiu o ímpeto alvinegro, que continuou mantendo o ritmo e perseguindo o gol. Luis Ricardo roubou a bola antes da linha média e partiu no contra-ataque. Ele avançou livre até perto da área do Grêmio, e rolou para Sassá, livre, virar e marcar o segundo do Botafogo, aos 28 minutos.

O Grêmio teve chance de descontar nos últimos minutos. Aos 42, Luan cobrou falta e levantou na área. Após confusão na área, a bola sobrou para o zagueiro Wallace, que chutou mal e a bola foi pela linha de fundo.

As duas equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo, que teve um panorama bem diferente da etapa inicial. O Botafogo recuou e permitiu ao Grêmio ganhar espaço no meio de campo. Mas a equipe gaúcha encontrava dificuldades para chegar à área adversária, e não conseguia levar perigo à meta alvinegra.

O Botafogo aos poucos foi mostrando cansaço e o Grêmio pressionava cada vez mais. O técnico Roger fez as três substituições a que tinha direito entre os 14 e 30 minutos, e o jogo foi ficando dramático.

Aos 33, Luan foi lançado em impedimento na área, fez o corta-luz, e o zagueiro Kanenmman marcou. O duplo impedimento foi marcado e o gol anulado.

No minuto seguinte, porém, o Grêmio diminuiu. Luan tocou para Batista na área, o goleiro Sidão tentou cortar, mas o atacante se livrou do goleiro e tocou sem ângulo para marcar o primeiro do Tricolor.

O gol dos gaúchos veio tarde demais. A equipe de Roger Machado tentou, mas também mostrou desgaste, e não conseguiu chegar ao empate nos minutos finais do confronto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.