Série B

Ceará e Avaí empatam sem gols na Arena Castelão

O Alvinegro Cearense perdeu sua vaga na zona de acesso para a Série A.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Mesmo jogando em casa, o Ceará não conseguiu derrotar o Avaí.
Mesmo jogando em casa, o Ceará não conseguiu derrotar o Avaí. (Christian Alekson / Ceará SC)

FORTALEZA - O domingo foi decepcionante para o Ceará. A equipe, que iniciou a 23ª rodada da Série B no G4, não conseguiu vencer o Avaí em casa e, após o empate sem gols, perdeu sua vaga na zona de acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Com um final de segundo tempo intenso, ambas as equipes viram seus jogadores sendo expulsos: Fábio Sanches e Bill acabaram recebendo dois cartões amarelos. O mérito, entretanto, fica para o time catarinense, que suportou a pressão de jogar com um homem a menos pela maior parte do tempo.

O Vovô falhou em reagir e garantir os três pontos no Castelão. O time cearense, que agora soma seis partidas sem vitória, precisa ligar o sinal de alerta se não quiser perder o acesso para Série A, que já esteve em suas mãos ao longo do torneio. Para o Avaí, entretanto, o empate desceu mais doce. A equipe, invicta há três rodadas, pode comemorar a resistência à pressão do Ceará e vem se reerguendo na competição.

Na próxima rodada, o Avaí, na 12ª posição, recebe o Criciúma na Ressacada, no sábado, para o clássico catarinense. Já o Ceará, agora quinto colocado, visita o Goiás, primeiro time fora da zona rebaixamento, que deverá entregar tudo em casa para se afastar da degola.

O Ceará pressionou desde os primeiros minutos. Mais confortável em campo, a equipe quis aproveitar a comodidade de atuar em casa. O Avaí, mais recuado, dificultou as chegadas dos mandantes.

Aos 16 minutos do primeiro tempo, Bill teve boa oportunidade de abrir o placar em um lance um tanto confuso. O atacante se aproveitou do erro de Renan, que se atrapalhou na hora de fazer a defesa e acabou soltando a bola. O goleiro, no entanto, conseguiu recuperar, mas acabou derrubando o jogador, que reclamou muito por um pênalti. O árbitro apenas mandou o jogo seguir, irritando o centroavante.

Aos 18, Bill, novamente, arriscou de canhota no cantinho do gol. Renan se jogou para completar a defesa. O primeiro lance de perigo do Avaí chegou aos 28 do primeiro tempo, na bola parada. Após cobrança de escanteio, Lucas Coelho conseguiu o desvio na primeira trave e assustou Éverson, mas a bola se foi pela linha de fundo.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Ceará foi surpreendido por um Avaí cheio de vontade. Aos 38 minutos, o Leão encaixou um ataque rápido e Romulo recebeu sozinho na área. O atacante chutou de primeira, mas Éverson conseguiu boa defesa, sem deixar rebote. Aos 42, Romulo, de novo, recebeu na área. Mesmo marcado, conseguiu girar e bater e o goleiro, bem colocado, salvou novamente o time da casa.

Para fechar o eletrizante da primeira etapa, Wescley arriscou de longe em favor do Vovô. Renan deixou escapar, mas correu atrás e recuperou a bola, impedindo um escanteio para o Ceará.

O segundo tempo começou morno, com um jogo mais truncado no meio de campo. O time da Ressacada não conseguiu reencontrar o ritmo que apresentou ao final da etapa anterior, mas investiu em contra-ataques com velocidade. Aos 26 minutos, entretanto, a equipe viu a situação se complicar com a expulsão de Fábio Sanches. O zagueiro, que já havia recebido cartão amarelo aos 13 minutos, fez falta dura em Serginho e o árbitro não hesitou em mostrar a segunda advertência.

O time da casa não soube aproveitar a vantagem e falhou em ultrapassar a zaga com um homem a menos. O Leão, por sua vez, não se deixou abater e suportou bem as jogadas ofensivas dos donos da casa. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Bill recebeu um cartão amarelo, reclamou com a arbitragem e acabou levando mais um, sendo expulso de campo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.