Rally

Dupla maranhense vai em busca do tri no Rally dos Sertões

Vinicius Mota e Rafael Shimuk prontos para edição deste ano.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
O piloto Vinicius Mota e o navegador Rafael Shimuk  lançarão  UTV na sexta-feira (26), às 19h, no kartódromo João Salém.
O piloto Vinicius Mota e o navegador Rafael Shimuk lançarão UTV na sexta-feira (26), às 19h, no kartódromo João Salém. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Maranhão não deixa nada a desejar na categoria UTV, a que mais evolui no Rally dos Sertões. Isso porque quando Vinicius Mota e Rafael Shimuk participaram, pela primeira vez, em 2014, da maior prova de off-road do país, a dupla foi campeã dessa categoria. E agora, eles contam os dias para buscar o tricampeonato na 24ª edição dos Sertões, que será disputada entre Goiânia (GO) e Palmas (TO), de 3 a 10 de setembro. Tanto que, na próxima sexta-feira (26), a dupla promoverá o lançamento do UTV que será utilizado no rally deste ano. A solenidade ocorrerá às 19h, no kartódromo João Salém.

"Nessa reta final, só aumenta a vontade de subir, novamente, ao pódio pelo Maranhão. Com a ajuda dos nossos patrocinadores, preparamos um UTV bem reforçado, com uma aerodinâmica trabalhada e um jogo de rodas mais leve. A expectativa é que o nosso UTV ande bem nas areias do Jalapão e faça uma boa prova em todo rally", destaca Vinicius Mota.

Para o navegador Rafael Shimuk, além do roteiro desafiador deste ano, a prova será bastante disputada devido ao aumento de participantes. O UTV começou em 2012, de forma experimental, com apenas 4 pilotos. Na 24ª edição, são mais de 30 divididos em duas categorias: UTV Super Production e o UTV Turbo.

"O que muitos analisam é que o crescimento dessa categoria se deve as características do veículo. O UTV é rápido como um carro, chega a 140 km/h, dá aquela sensação de liberdade que a moto proporciona e tem um ótimo custo benefício. Apesar de todos os desafios da prova e o aumento de competidores, eu e o Vinicius estamos unidos pelo mesmo objetivo: vencer", disse Shimuk.

A dupla compete pela equipe Viluma Racing que tem o patrocínio do Governo do Maranhão e a Casa Sampaio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado e com o apoio da Quadrijet Racing, Can-Am. Além do bicampeonato no Rally do Sertões, Vinicius e Rafael já conquistaram o Brasileiro de Rally Cross Country e o Rally Velho Chico, no ano passado.

Rally dos Sertões 2016

O Sertões terá largada promocional em Goiânia com chegada em Palmas (TO). No total, os pilotos vão percorrer 3.143 quilômetros percorrendo três Estados: Goiás, Bahia e Tocantins. Os três últimos dias de prova dos Sertões serão nas temidas areias do Deserto do Jalapão (TO). Nesse trecho, será realizada a etapa Maratona, ou seja, pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos e equipes de apoio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.