Rio 2016

Brasil se vinga da Rússia e garante vaga em final olímpica

O Brasil fará a decisão do vôlei masculino na tarde deste domingo (21), contra a Itália.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Brasil teve grande atuação e bateu a Rússia por 3 sets a 0
Brasil teve grande atuação e bateu a Rússia por 3 sets a 0 (Divulgação / CBV)

RIO DE JANEIRO - O Brasil está na final da disputa do vôlei masculino. Nesta sexta-feira, no Maracanãzinho, a seleção brasileira se vingou da Rússia, algoz dos Jogos Olímpicos de Londres, e venceu a partida por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/20 e 25/17, garantindo classificação para a grande decisão da competição.

Com a vaga carimbada na final, o Brasil terá como adversário a Itália, reeditando a decisão olímpica de Atenas 2004, último título conquistado pelo vôlei masculino nos Jogos Olímpicos. Nas últimas duas Olimpíadas, a seleção brasileira foi vice-campeã, perdendo para os Estados Unidos em Pequim 2008 e para a Rússia em Londres 2012.

O primeiro set começou com muito equilíbrio entre as duas equipes, que trocavam pontos nos minutos iniciais. No entanto, o Brasil conseguiu engrenar no final do set e abrir uma vantagem no momento decisivo, principalmente coma participação do oposto Wallace, que fez pontos de ataque e bloqueio. Com isso, a seleção brasileira manteve a distância no placar e conseguiu fechar o set em 25 a 21.

Assim como no primeiro, o segundo set também contou com muito equilíbrio, inclusive com os russos chegando a abrir dois pontos de vantagem em algumas oportunidades. No entanto, o Brasil novamente cresceu na parte decisiva do set e conseguiu virar e abrir vantagem em uma sequência de bloqueios e erros do adversário. Se aproveitando da vibração da torcida, os brasileiros deslancharam e fecharam a parcial em 25 a 20.

Mais uma vez equilibrado no início, o terceiro set se destacou por três erros praticamente consecutivos de saque dos russos. No entanto, o Brasil nem esperou o final do set para crescer e abriu 16 a 11 na metade da disputa. Com uma grande intensidade, os brasileiros fizeram diversos pontos em sequência e encerraram o jogo sem sustos em 25 a 17 no set final.

A disputa do terceiro lugar entre Rússia e Estados Unidos irá acontecer no próximo domingo, às 09h30, no Maracanãzinho. Logo em seguida, às 13h15, acontece a disputa pela medalha de ouro entre Brasil e Itália.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.