Em alta!

Brasil derrota Japão e mantém 100% de aproveitamento no vôlei feminino

No primeiro set, as meninas abriram 3 a 0 sobre as japonesas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
A equipe segue mais líder do que nunca da chave, já que não perdeu nenhum set, com nove pontos conquistados em três partidas.
A equipe segue mais líder do que nunca da chave, já que não perdeu nenhum set, com nove pontos conquistados em três partidas. (Foto: Johannes Eisele/AFP)

RIO DE JANEIRO - A Seleção Brasileira feminina de vôlei segue com 100% de aproveitamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Defendendo o bicampeonato olímpico, o Brasil derrotou o Japão, em duelo válido pelo Grupo A, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/18 e 25/22.

A equipe segue mais líder do que nunca da chave, já que não perdeu nenhum set, com nove pontos conquistados em três partidas. O Brasil é seguido de perto pela Rússia, que possui a mesma pontuação, mas atrás por terem perdido um set, contra a Coreia do Sul.

As sul-coreanas serão as próximas adversárias das brasileiras nos Jogos. A partida será nesta sexta-feira, às 22h35 (de Brasília), novamente no Maracanãzinho.

O jogo

No primeiro set, as meninas comandadas por José Roberto Guimarães abriram 3 a 0 sobre as japonesas. As adversárias, no entanto, chegaram a mostrar poder de reação, empataram o placar em 4 a 4, e assumiram a liderança em 8 a 4. Após tempo pedido por Zé, as brasileiras voltaram ao jogo, alcançando o 12 a 12.

Após o empate, o Brasil conseguiu se firmar mais na partida. Inspirada, Fernanda Garay pontuou duas vezes em bloqueios, e em um belo ace no meio da quadra nipônica, 20 a 15 para as brasileiras. Com mais um belo block, as atuais campeãs olímpicas fecharam a parcial em 25 a 18.

O Japão voltou mais ligado no início do segundo set, abrindo 3 a 1 sobre as anfitriãs. O placar então passou a ficar apertado, com empates e alternâncias na liderança. Sheilla aplicou um de seus potentes ataques, para distanciar o marcador em 8 a 6. Com esta pontuação, o Brasil deslanchou, chegando a abrir 16 a 11 com um ace de Natália.

A vantagem brasileira apenas aumentava. Zé Roberto colocou Fabíola e Gabi no jogo, e a levantadora sacou para desestruturar o passe da equipe adversária, 20 a 13 no placar. A central Thaísa, também, entrou em quadra, quando a vitória da segunda parcial já estava encaminhada, em 23 a 15. O ponto final do set veio com um erro de saque de Kimura, 25 a 18.

O retorno à quadra foi novamente equilibrado. As japonesas começaram bem, em 3 a 2, mas as donas da casa buscaram a recuperação. O saque de Fernanda Garay e Natália, explorando o bloqueio, auxiliaram o Brasil a atingir 8 a 6. A diferença de pontos entre as seleções ficava entre dois e três, sempre com as brasileiras à frente.

Com 16 a 12, o treinador Manabe pediu tempo para recompor sua equipe. As japonesas responderam a chacoalhada recebida, e buscaram o empate em 18 a 18. Acionada por Zé Roberto, Jaqueline entrou em quadra, e o Brasil reassumiu a ponta, 20 a 18. Empurradas pela torcida, as brasileiras abriram então três match points. No segundo, Thaísa não decepcionou. A central explorou o meio da rede nipônica e fechou a partida, 25 a 22.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.