Eliminatórias para a Copa do Mundo

De olho em convocação, Tite revela conversa com técnicos pelo Brasil

Treinador foi visto acompanhando jogos do Campeonato Brasileiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Rafael Ribeiro / CBF)

SÃO PAULO - O técnico Tite completou, nesta quarta-feira (20), um mês no cargo de técnico da Seleção Brasileira, e está a poucas semanas de definir sua primeira convocação para os duelos contra Equador e Colômbia, nos dias 2 e 6 de setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

Nestes 30 dias de trabalho, o treinador foi visto em diversas ocasiões acompanhando jogos do Campeonato Brasileiro. No entanto, além de apenas assistir, Tite afirmou que já conversou com praticamente todos os técnicos da Série A em busca de informações sobre possíveis futuros selecionados.

“Normalmente, nos jogos que eu vou assistir, converso com os técnicos de forma antecipada. Poucos técnicos da Série A foram os que eu não conversei. É para que eles me municiem de características técnicas e a forma de abordagem a cada um. Sem buscar o rótulo de transformação, renovação. Apenas com um trabalho racional e criterioso”, disse Tite em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

O treinador também resumiu seu desafio à frente da Seleção: “A essência é a qualidade técnica dos atletas. Eu enquanto técnico, a busco um conjunto, no esquema tático e nas posições-funções dos atletas. E humanamente dou a eles situações de confiança para que possam desenvolver seu melhor. Esse é o meu desafio, sem querer inventar nada”.

Tite ressaltou também a importância do trabalho do preparador físico Fábio Mahseredjian na análise dos jogadores. Tudo para evitar que atletas fora dos 100% de forma física vistam a camisa da Seleção Brasileira.

“Eu não posso enquanto técnico convocar um atleta fora do seu peso e sem um ritmo competitivo. Existe o tempo que um atleta que vem voltando de lesão e sai de um departamento médico leva para chegar à plenitude de sua forma técnica. Não posso convocar um atleta com nível de força abaixo do normal. Nisso, o profissional da preparação física tem o dever de estar em contato com os clubes”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.