Pressão!

Sob olhares de Tite, Fla não segura resultado e cede empate ao Botafogo

O movimentado clássico carioca foi disputado neste sábado (16), no Rio.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O Botafogo segue com 17 pontos na 14ª posição, mas pode voltar à zona do rebaixamento no final da rodada, caso os concorrentes diretos vençam as suas partidas.
O Botafogo segue com 17 pontos na 14ª posição, mas pode voltar à zona do rebaixamento no final da rodada, caso os concorrentes diretos vençam as suas partidas. (Gilvan de Souza/Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Na estreia da Arena Botafogo, na Ilha do Governador, o Botafogo empatou com o Flamengo por 3 a 3, após estar perdendo por 3 a 1 na metade do segundo tempo. O movimentado clássico carioca foi disputado, na tarde deste sábado (16), e o resultado fez a equipe da Gávea chegar aos 24 pontos ganhos e ocupar a quarta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo segue com 17 pontos na 14ª posição, mas pode voltar à zona do rebaixamento no final da rodada, caso os concorrentes diretos vençam as suas partidas. Everton, Jorge e Paolo Guerrero marcaram para o Flamengo, enquanto Diogo Barbosa, Neilton e Salgueiro anotaram para o Alvinegro.

Com o técnico Tite, da Seleção Brasileira, na arquibancada, o Flamengo saiu na frente e conseguiu estabelecer uma vantagem de dois gols, mesmo sem realizar uma grande atuação. As modificações do técnico Ricardo Gomes deram resultado e o Botafogo acabou alcançando um resultado heroico para delírio da sua torcida.

Na próxima rodada, o Alvinegro visitará a Chapecoense, na Arena Condá. O Flamengo receberá o América-MG, no Raulino de Oliveira.

O jogo

Mesmo fora de casa, o Flamengo começou a partida no ataque. Antes do primeiro minuto, criou a primeira situação de perigo. Everton avançou pela esquerda e cruzou. A bola acabou sobrando para Guerrero que finalizou errado. Logo depois, Juan fez lançamento para Marcelo Cirino, mas o goleiro Sidão saiu antes e fez a defesa.

O Botafogo tentou se organizar, mas o Rubro-Negro continuou mais agressivo. O volante Willian Arão era vaiado pela torcida botafoguense cada vez que tocava na bola. O jogador teve uma saída polêmica da equipe de General Severiano.

O primeiro chute a gol do Botafogo aconteceu aos oito minutos, mas o goleiro Alex Muralha não teve trabalho para defender o chute de Aírton. O lance fez o time dirigido por Ricardo Gomes despertar e passar a determinar o ritmo da partida.

Aos 13 minutos, Camilo bateu escanteio e Rodrigo Lindoso completou de cabeça, mas a bola bateu na trave, quando Alex Muralha já estava sem ação. Logo depois, Sassá caiu na área e a torcida pediu pênalti, mas o árbitro não marcou nada.

Depois de um começo animador, o Flamengo acabou se perdendo em campo. Sem receber a bola, o atacante Guerrero se preocupava mais com a marcação e cometia muitas faltas.

Ainda assim, o Rubro-Negro saiu na frente aos 23 minutos. Mancuello cruzou na área, Guerrero não conseguiu completar e Everton aproveitou a sobra para bater forte e colocar a bola nas redes.

O Botafogo não se abalou e marcou o gol de empate aos 33 minutos. Aírton deu um chapéu em Willian Arão e levantou para Rodrigo Pimpão. A defesa cortou mal e Diogo Barbosa emendou, de primeira, para marcar um golaço.

Depois do gol, um torcedor alvinegro atirou um tênis no gramado, foi identificado e retirado da arquibancada por funcionários do Botafogo.

Com a igualdade no placar, o time dirigido por Ricardo Gomes seguiu com o controle das ações. O Flamengo errava muitos passes e não conseguia fazer a bola chegar a Paolo Guerrero.

No último lance importante do primeiro tempo, Rodrigo Pimpão recebeu de Camilo e chutou. A bola desviou em Juan e quase enganou o goleiro Alex Muralha.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações. O Flamengo começou mais agressivo, embora sem conseguir penetrar na defesa alvinegra. A primeira conclusão foi do Botafogo aos nove minutos, mas o chute de Rodrigo Lindoso não levou perigo.

Aos 11 minutos, o Flamengo marcou o segundo gol. A defesa alvinegra saiu jogando errado e Everton tocou para Jorge bater forte e desempatar. Logo depois de alcançar a vantagem, o técnico Zé Ricardo trocou o atacante Marcelo Cirino pelo volante Canteros, reforçando a marcação e adiantando Everton. Depois de trocar o cansado Pimpão por Neilton, o técnico Ricardo Gomes decidiu promover a estreia do atacante Canales na vaga de Sassá.

Aos 20 minutos, Mancuello fez boa jogada e levantou na cabeça de Guerrero que, inteiramente livre, desperdiçou a oportunidade. Dois minutos depois, o atacante peruano marcou o terceiro gol do Flamengo. Everton roubou a bola e lançou Guerrero que tocou na saída de Sidão para colocar a bola nas redes.

O Botafogo teve a chance de reduzir a vantagem aos 25, mas Bruno Silva chutou em cima de Muralha, depois de receber bom passe de Camilo. Sem outra alternativa, o time comandado por Ricardo Gomes seguiu pressionando e conseguiu marcar o segundo gol aos 34 minutos. Neilson recebeu cruzamento de Luis Ricardo e desviou para o gol.

Empolgado, o Botafogo continuou no ataque e marcou o terceiro gol aos 37 minutos. Camilo investiu pela esquerda e tocou para Salgueiro que girou e mandou um belo chute para empatar o jogo. Foi o primeiro gol de Salgueiro com a camisa alvinegra.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu com tudo para buscar o quarto gol, mas a defesa do Flamengo soube se defender e garantir o empate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.