Série A

Grêmio consegue gol no final e mantém perseguição aos líderes

Bobô marcou o gol da vitória gremista aos 47 minutos do segundo tempo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Grêmio buscou a vitória nos instantes finais da partida.
Grêmio buscou a vitória nos instantes finais da partida. ( Fabio Uebel/Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - Apesar da grande atuação de Tiago Rodrigues, o Figueirense não conseguiu segurar o Grêmio na Arena na manhã deste domingo. Com um gol de Bobô aos 47 do segundo tempo, a equipe tricolor venceu por 2 a 1.

O Grêmio entrou em campo na manhã de domingo com uma torcida empolgada pela vitória no Gre-Nal, com torcedores exibindo faixas ironizando o “trator” de Argel Fucks, técnico do Inter. Antes de entrar em campo, o presidente do Grêmio tratou de diminuir a corneta: informou que vetou o patrocínio pontual de uma empresa de tratores na camiseta tricolor para esta partida. “Não podemos tripudiar”, disse.

Dentro de campo, o Grêmio tentou repetir alguns conceitos utilizados no Gre-Nal, como o encurtamento de espaços e o posicionamento de laterais no meio, mas o Figueirense tinha uma postura bem diferente. Jogando no contra-ataque e com lançamentos diretos, os atacantes Rafael Silva e Rafael Moura davam trabalho para a defesa gremista.

O Jogo

Aos 2 minutos, em um contra-ataque rápido, Rafael Moura chutou forte, por cima do gol. Aos 5, Rafael Silva e Jocinei também tentaram chutes de fora, e aos 7 Rafael Moura passou para Bady que chutou colocado para fora.

Na primeira metade do primeiro tempo, o Grêmio chegava com mais força com Éverton, Marcelo Oliveira e Luan pelo lado esquerdo, em cima do lateral Ayrton. Aos 11, Éverton chutou em cima de Ayrton e conseguiu um escanteio, não aproveitado. Aos 14, Marcelo Oliveira cruzo para Giuliano, que cabeceou para fora. Aos 17 Luan foi derrubado por Bruno Alves, mas Fred cobrou a falta por cima.

Aos 23, o Figueirense chegou com perigo mais uma vez: após boa troca de passes, Rafael Moura cruzou para a área e a bola sobrou para Ayrton, que bateu por cima.

A partir da segunda metade do primeiro tempo, o Grêmio passou a dominar mais as ações em campo, simplificando o jogo no meio campo. A equipe tricolor criou chances aos 28 e aos 34, com Éverton, e aos 37, com Wallace – a bola parou nas mãos de Tiago Rodrigues. Aos 38, Edílson chutou forte, a bola bateu em Werley e quase entrou no gol. No escanteio, Rafael Thyere cabeceou e Tiago Rodrigues fez boa defesa.

Aos 44, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Com muitas dificuldades de penetrar na defesa, Walace arriscou de fora da área: bateu firme, com muita força, à meia altura, e acertou o canto esquerdo de Tiago Rodrigues: 1 a 0. “A gente treina todos os dias e aperfeiçoa isso”, afirmou o jogador no intervalo.

No intervalo, o Grêmio voltou disposto a matar o jogo cedo. Logo aos 2 minutos, Éverton fez uma boa jogada pela esquerda e obrigou Tiago Rodrigues a fazer boa defesa. Aos 10, Luan encontrou espaço para ele mesmo a dribles e bateu forte na entrada da área – novamente Tiago Rodrigues espalmou. Aos 12, de novo o goleiro do Figueira defendeu uma finalização, dessa vez de Douglas.

Aos 13, Walace levou cartão amarelo – suspenso, o jogador deverá manter Jaílson no time com a volta de Maicon. Aos 20, Luan recebeu a bola após boa troca de passes e finalizou para fora.

Aos 22, Vinícius Eutrópio fez uma alteração que mudou o panorama da partida: tirou Bady e colocou Dodô no meio campo. Aos 25, Miller Bolaños entrou no lugar de Luan, que fazia a sua despedida da Arena antes de ir aos Jogos Olímpicos. Aos 29, ele conseguiu uma boa finalização, mas para fora.

Com Dodô, o Figueirense passou a prender mais a bola no ataque e encaixar contragolpes. A nova postura do Figueirense em campo foi premiada aos 30, quando uma bola cruzada de Dodô para a área achou Ayrton na ponta da área. Ele finalizou de primeira, no canto esquerdo de Grohe: 1 a 1.

Atordoado pelo gol do Figueirense, o Grêmio tentou acelerar a partida, aumentando a velocidade da troca de passes. Com o aumento da velocidade, aumentaram também os erros e a abertura de espaços para o alvinegro catarinense. Aos 34, Edílson recuou mal a bola, Rafael Silva dividiu com Grohe e Rafael Thyere salvou, impedindo Dodô de marcar.

Roger tentou partir para o tudo ou nada colocando Bobô no lugar de Douglas e Pedro Rocha no lugar de Walace. A equipe tricolor passou a apelar para cruzamentos na área, mas sem acertar o gol.

O gol veio com Bobô, aos 47 minutos do segundo tempo, após aparar um cruzamento de Pedro Rocha, batendo de carrinho para dentro do gol: 2 a 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.