Ex-presidente da Fifa

Com pneumonia, João Havelange está internado em hospital do Rio

O ex-dirigente, que tem 100 anos de idade, está com o estado de saúde estável.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Havelange precisou de tratamento médico por conta de problemas pulmonares em novembro do ano passado e em junho de 2014.
Havelange precisou de tratamento médico por conta de problemas pulmonares em novembro do ano passado e em junho de 2014. (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - O ex-presidente da Fifa, João Havelange, encontra-se internado para tratar de um quadro de pneumonia no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ex-dirigente, que completou 100 anos há quase dois meses, está com o estado de saúde estável e tem apresentado melhoras gradativas, segundo o boletim médico.

Havelange precisou de tratamento médico por conta de problemas pulmonares em novembro do ano passado e em junho de 2014. Em maio, ao comemorar o centésimo aniversário, ele optou por uma cerimônia privada com a família e amigos. Também não compareceu à missa que foi rezada em sua homenagem.

Havelange foi presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora da CBF, entre 1956 e 1974. Foi nesse período que o Brasil ganhou os três primeiros títulos mundiais. Ele assumiu a Fifa no último ano de seu mandato na entidade brasileira, permanecendo à frente da entidade até 1998.

Denúncias de corrupção contra o ex-dirigente se tornaram frequentes a partir de 2011, quando foram revelados os laços que ele e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mantinham com a empresa de marketing esportivo ISL – acusada de pagar propinas a diretores da Fifa. Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da entidade após o Comitê de Ética confirmar, em 2013, que ele havia recebido dinheiro ilícito no escândalo.

Menções a Havelange também surgiram no último escândalo de corrupção da Fifa, deflagrado pelo FBI (polícia federal norte-americana) em maio do ano passado. Apesar das denúncias, o ex-dirigente manifestou o interesse de comparecer à cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, marcada para o dia 5 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.