Campeonato Brasileiro

De virada, Cruzeiro vence o Palmeiras e encerra jejum em casa

A Raposa conquistou, diante da equipe paulista, a primeira vitória como mandante na Série A.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Com dois gols de Willian, o Cruzeiro derrotou o Palmeiras.
Com dois gols de Willian, o Cruzeiro derrotou o Palmeiras. (Washington Alves / Light Press / Cruzeiro EC)

BELO HORIZONTE - O Palmeiras corre risco de perder a liderança do Campeonato Brasileiro ao final da 11ª rodada. De virada, o time alviverde foi derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro na noite deste sábado, no Estádio do Mineirão, e pode ser ultrapassado pelo Internacional no domingo.

Com os mesmos 22 pontos ganhos, o Palmeiras ainda dorme na liderança do torneio e para manter a posição precisa torcer contra o Internacional, que tem 20 pontos e enfrenta o Botafogo às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Beira-Rio. Já o Cruzeiro chega aos 14 pontos e sobe para o nono lugar.

Superado após uma série de cinco vitórias e um empate, o Palmeiras viu Gabriel Jesus marcar seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro para dividir a artilharia com Bruno Rangel (Chapecoense) e Grafite (Santa Cruz). O atacante Willian anotou os dois do Cruzeiro neste sábado e proporcionou o primeiro triunfo em casa do time celeste.

Na 12ª rodada do torneio nacional, às 19h30 da próxima quinta-feira, o Palmeiras enfrenta o Figueirense, no Estádio Palestra Itália. Já o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Brasileiro para encarar a Chapecoense às 21 horas de quarta-feira, na Arena Condá.

O Jogo

Em uma falha infantil da defesa cruzeirense, o Palmeiras abriu o placar logo aos 10 minutos de jogo. Após arremesso lateral cobrado por Fabiano pela direita, a bola sobrou limpa para Bruno Rodrigo. Dudu aproveitou a desatenção do zagueiro, tomou a bola e cruzou para finalização certeira de Gabriel Jesus.

O Cruzeiro não sentiu o golpe e conseguiu chegar ao empate quatro minutos depois. Bryan cruzou na segunda trave e Arrascaeta cabeceou para o meio da área. Livre de marcação diante do goleiro Fernando Prass, o atacante Willian completou para o gol.

Aos 18 minutos, o time da casa chegou perto do segundo. Arrascaeta cruzou da direita e Alisson, após queda de Fabiano, completou para o meio da área. Com o gol vazio, a bola sobrou para Henrique do outro lado, mas o jogador não encontrou ângulo suficiente para marcar.

Após um começo de jogo movimentado, os dois times diminuíram o ritmo no Mineirão. Nove minutos antes do final do primeiro tempo, o lateral Fabiano, que ainda pertence ao Cruzeiro, ganhou uma dividida na entrada da área pela direita e chutou cruzado para boa defesa do goleiro Fábio.

No intervalo, Cuca trocou o lateral Egídio pelo volante Thiago Santos e mandou Tchê Tchê para a esquerda. Logo aos dois minutos, em uma jogada do lado direito da defesa palmeirense, o Cruzeiro marcou o segundo. Alisson limpou Fabiano com facilidade e cruzou para Willian cabecear com sucesso.

Atordoado após tomar a virada nos primeiros instantes do segundo tempo, o Palmeiras foi salvo por Fernando Prass em finalizações perigosas de Bruno Ramires e Arrascaeta. Na tentativa de reagir, o técnico Cuca trocou o inoperante Cleiton Xavier pelo atacante Luan.

O Cruzeiro manteve o adversário encurralado e quase aumentou aos 14 minutos do segundo tempo. Em uma jogada de contra-ataque, Alisson saiu na cara de Prass e falhou ao tentar o toque por cobertura. Na metade da etapa complementar, Cuca fez a última alteração ao trocar Roger Guedes por Cristaldo.

Em mais uma jogada pelo lado direito da defesa palmeirense, aos 25 minutos Alisson passou por Fabiano e cruzou para Willian perder grande oportunidade. Cinco minutos depois, na última boa chance do jogo, Prass dominou errado após recuo de Vitor Hugo e Alisson quase marcou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.