Campeonato Brasileiro

Sport encerra jejum de três partidas e vence o Fluminense

O Leão pernambucano ganhou fôlego na briga para sair da zona de rebaixamento.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
O Sport fez o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo.
O Sport fez o gol da vitória aos 45 minutos do segundo tempo. (Mailson Santana / Fluminense FC)

RECIFE - Em jogo movimentado mas de pouco brilho técnico, o Sport derrotou o Fluminense por 2 a 1, em partida disputada na tarde deste domingo, na Ilha do Retiro. O gol da vitória rubro-negra foi marcado aos 45 minutos por Diego Souza. O resultado fez o time pernambucano, que não vencia há três jogos, chegar aos oito pontos e subir para a 18ª posição. O Fluminense é o 11º colocado com 13 pontos conquistados.

A vitória premiou o espírito de luta demonstrado pela equipe do Leão que não chegou a ser brilhante, mas mostrou muita vontade. O Fluminense esboçou uma certa superioridade na primeira etapa, mas acabou sendo um time burocrático pelo decorrer da partida.

Na próxima rodada, o Sport vai ao Morumbi, enfrentar o São Paulo; O Fluminense vai receber o Santos, em Volta Redonda.

Mesmo atuando fora de casa, o Fluminense começou mais ofensivo do que o Sport. Logo no primeiro minuto, Richarlison enfiou para Cícero nas costas da zaga, mas o goleiro Magrão foi mais esperto e chegou antes do meia. O time de Levir Culpi seguiu dominando e, aos quatro minutos, Richarlison foi derrubado na entrada da área, mas a cobrança de Henrique acertou Cícero que estava junto da barreira pernambucana.

Impaciente com o desempenho da equipe neste início de competição, a torcida rubro-negra começou a protestar contra alguns jogadores, reclamando principalmente do lateral-esquerdo Renê.

O Fluminense continuava melhor e criou novo momento de perigo aos oito minutos, quando Marcos Junior lançou Gustavo Scarpa na esquerda, mas o cruzamento rasteiro não foi alcançado por Richarlison que entrou de carrinho. Já o Sport só apareceu na área tricolor aos 11 minutos quando Everton Felipe fez boa jogada individual, mas acabou desarmado antes de tentar a conclusão.

A pressão continuava e, aos 18 minutos, Magrão evitou o gol da equipe carioca ao defender uma cabeçada de Cícero que ia entrando no canto esquerdo.

Apenas se defendendo, o Sport não conseguia levar perigo para o gol defendido por Diego Cavalieri. Everton Felipe se movimentava tentando abrir espaços na defesa carioca, mas não obtinha sucesso.

O rubro-negro pernambucano finalmente conseguiu construir uma jogada de perigo, aos 27 minutos. Após cobrança de falta, Everton Felipe rolou para a conclusão de Edmilson, mas o zagueiro Gum conseguiu dividir a jogada e mandar para escanteio, salvar a sua equipe. O lance animou o Sport e, dois minutos depois, Gustavo Scarpa errou nas proximidades da área, Edmilson recuperou e lançou Renê que arriscou, mas mandou a bola para fora.

Com a melhora dos mandantes, o jogo ficou mais equilibrado, pois o Flu manteve a vontade. Aos 31 minutos, Gustavo Scarpa recebeu na marca do pênalti, mas acabou concluindo muito mal, para frustração da torcida tricolor.

Aos 35 minutos, o Sport teve a melhor chance. Diego Souza arrancou da intermediária, entrou na área tricolor e tocou no canto, mas Diego Cavalieri fez grande defesa, evitando o gol do Leão da Ilha.

Aos 37 minutos, o técnico Levir Culpi decidiu efetuar uma substituição. O volante Edson foi trocado pelo meia Dudu e saiu mostrando contrariedade.

Embalado, após criar algumas oportunidades, o Rubro-negro marcou o primeiro gol, aos 40 minutos. Renê cruzou da esquerda e Gabriel Xavier cabeceou no contrapé de Diego Cavalieri para colocar a bola nas redes. Devido às críticas da torcida, o defensor recebeu muito carinho dos companheiros.

O Fluminense voltou para o segundo tempo com mais duas mudanças. O lateral-direito Jonathan sentiu um problema na panturrilha direita e deu lugar ao lateral-esquerdo Giovanni. Wellington Silva que estava atuando improvisado, voltou para a posição original. E Magno Alves substituiu Richarlison.

O primeiro lance perigoso da segunda etapa foi criado pelo Tricolor, aos dois minutos. Após lançamento na área, Giovanni se antecipou aos marcadores e cabeceou, mas não levou perigo. Na jogada seguinte, o próprio defensor voltou a aparecer bem em cruzamento para a entrada de Magno Alves, mas a zaga rubro-negra conseguiu evitar que a bola chegasse ao atacante.

O Sport retornou com maiores preocupações defensivas, permitindo que o Fluminense ficasse mais tempo com a bola nos pés. No intervalo, choveu muito e os jogadores já encontravam dificuldades em conduzir a bola por causa do gramado muito pesado. O nível do duelo caiu muito, com muitos erros de passes e poucos lances de área.

Apesar das condições,o Sport teve a chance de ampliar o marcador, aos 21 minutos. O Fluminense saiu jogando errado e a bola ficou com Lenis que cruzou para a cabeçada de Diego Souza. A bola tocou no chão e bateu no travessão. A resposta tricolor foi imediata. Magno Alves recebeu na área, tirou Marcão da jogada e tocou, mas a bola bateu na trave. No rebote, Douglas mandou para fora.

Logo depois do susto, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu trocar o atacante Edmilson pelo volante Rodrigo Mancha, adiantando Diego Souza. O Fluminense tentava pressionar, mas encontrava dificuldade para construir as jogadas. A única saída era a bola parada e, aos 31 minutos, Gustavo Scarpa bateu falta, a bola se chocou com a barreira e voltou para o meia tricolor que concluiu para fora.

Aos 39 minutos, o Fluminense marcou o gol do empate. Magno Alves recebeu dentro da área, dominou e bateu sem chances de defesa para Magrão. Quando já esperava que a partida terminasse empatada, Diego Souza recebeu livre de marcação e decretou a vitória do Sport; 2 a 1 sofrido na Ilha do Retiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.