Tecnologia

Fifa: Brasil será um dos primeiros países a testar uso de vídeo em arbitragem

Árbitro de vídeo irá disponibilizar o <i>replay</i> da jogada.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Na CBF, os testes serão feitos tomando por base partidas do Campeonato Brasileiro.
Na CBF, os testes serão feitos tomando por base partidas do Campeonato Brasileiro. (Reprodução)

SÃO PAULO - Foi autorizado pela Fifa que cinco federações possam testar em seus campeonatos o uso de vídeo como auxilio aos árbitros, podendo ser consultados para esclarecer dúvidas em lances que não ficarem claros ao vivo. A CBF é uma das entidades que irá fazer o uso do mecanismo. Holanda, Portugal, Alemanha e Austrália são os outros países autorizados.

O árbitro de vídeo, como é chamado, irá disponibilizar de maneira instantânea o replay da jogada desejada para análise e definição de como prosseguir com o lance, diminuindo a possibilidade de erros em lances muito rápidos para o olho humano.

Inicialmente, no entanto, os testes serão feitos offline. Ou seja, não haverá a ligação direta com o árbitro principal do jogo, e apenas irá mostrar o replay dos lances nos bastidores. O uso online, onde os vídeos influenciariam de verdade nos jogos, pode ser liberado pela Fifa para uso em amistosos em 2017, mas ainda está sendo estudado pela Fifa.

Na CBF, os testes serão feitos tomando por base partidas do Campeonato Brasileiro. Em Portugal, o vídeo atuará em jogos da Supertaça Cândido Oliveira e Taça de Portugal, assim como no Campeonato Alemão e Australiano. Apenas a Federação Holandesa ainda definirá quais competições irá incluir.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.