Libertadores

Tricolor tenta quebrar tabu contra o Galo e avançar às semifinais

São Paulo e Atlético-MG se enfrentam às 21h45 desta quarta-feira.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Edgardo Bauza terá de vencer mais um desafio diante do time comandado por Aguirre.
Edgardo Bauza terá de vencer mais um desafio diante do time comandado por Aguirre. (Fernando Dantas/Gazeta Press)

BELO HORIZONTE - O São Paulo brigará nessa quarta-feira para romper um tabu contra times brasileiros e confirmar a classificação às semifinais da Copa Libertadores. Às 21h45 (de Brasília), a equipe de Edgardo Bauza subirá ao gramado do estádio Independência, em Belo Horizonte, para enfrentar o Atlético-MG pela volta das quartas de final. O Tricolor venceu a primeira partida por 1 a 0, no Morumbi, e tem a vantagem de empatar para garantir a classificação.

Contra o São Paulo pesa o trauma das eliminações recentes na etapa de mata-mata do torneio. A equipe saiu sete vezes seguidas da Libertadores por conta de derrotas para rivais brasileiros. Tropeços acumulados contra Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Internacional e o próprio Atlético-MG impediram o Tricolor de conquistar a América pela quarta vez. Ciente do tabu, o volante Thiago Mendes disse que chegou a hora de acabar de vez com a sina.

“Esse é o jogo da vida. Todos querem chegar à final de Libertadores e conquistar o título. O São Paulo não pensa diferente. Nós não conseguimos o título do Paulista, então precisamos brigar pelas outras competições. Temos que ficar ligados durante os 90 minutos para não sermos surpreendidos fora de casa”, disse o jogador.

Além da motivação para buscar a vaga na semifinais, o São Paulo poderá ir a campo tranquilo por conta da quebra de um jejum no final de semana. A equipe reserva escalada por Bauza conseguiu superar o Botafogo por 1 a 0, pela estreia do Brasileirão, e conquistou a primeira vitória fora de casa nesse ano. Para o Patón, contudo, é preciso ter cautela em Belo Horizonte.

“Faltam 90 minutos difíceis. Não sabemos se classificaremos. O importante é que chegamos até aqui, quando muita gente pensava que não chegaríamos. E estamos entre os oito melhores. Agora tentaremos chegar entre os quatro. A partida não será fácil, mas tentaremos”. afirmou.

Para o confronto, Bauza voltará a contar com força máxima. O meia Michel Bastos voltou a reunir condições de jogo e iniciará a partida no lugar de Wesley. A volta do armador fará com que Kelvin atue na ponta direita. Também foram confirmadas as presenças do zagueiro Maicon e do lateral esquerdo Mena, recuperados de lesões.

Em desvantagem no duelo, o Galo aposta mais uma vez na mística do Horto para conseguir a classificação. Além do clima de caldeirão do estádio, os jogadores atleticanos receberão uma ajuda a mais das arquibancadas, uma vez que os torcedores planejam um “apitaço” para desconcentrar o São Paulo.

“O importante é não deixarmos a equipe do São Paulo confortável no Independência. Temos que tirar o São Paulo da zona de conforto, saber que esta vantagem deles pode ser pequena e isso que nós, junto com a torcida, temos que fazer na quarta: tirar o São Paulo da zona de conforto e tentar desequilibrá-los psicologicamente para que a gente consiga aproveitar as oportunidades”, colocou o zagueiro Leonardo Silva.

Além do aspecto psicológico, o Atlético-MG também se enche de motivação tendo em conta o excelente retrospecto da equipe no Independência e o histórico positivo dos últimos anos em reverter – de maneira até milagrosa – as desvantagens em torneios eliminatórios.

Para novamente fazer valer a força do Horto, o Galo terá que comprovar a qualidade de seu plantel. Diante do São Paulo, a dupla de volantes Rafael Carioca e Júnior Urso será desfalque para cumprir suspensão. Como precisa do resultado, o técnico Diego Aguirre deve “abandonar” o esquema com três homens de marcação no meio-campo, escalando o jovem Eduardo, ao lado de Donizete, e o equatoriano Cazares na armação das jogadas. Dátolo, recuperado de lesão, é outra opção para dar mais criatividade à equipe alvinegra.

Se não bastassem os desfalques no meio-campo, Aguirre ainda não sabe se poderá utilizar Robinho. O atacante sentiu uma fisgada na coxa na partida de ida e ficou em tratamento intensivo nos últimos dias, apesar de exames não terem apontado lesão. A informação quanto à utilização ou não do camisa 7 será divulgada pela comissão técnica minutos antes do jogo, mas a tendência é que o “rei das pedaladas” fique no banco de reservas, abrindo espaço para a entrada de Clayton ou Hyuri.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.