Rio 2016

OMS recomenda que ‘locais pobres’ sejam evitados durante Jogos

A recomendação é com intuito de evitar a contaminação do vírus zika.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Organização Mundial da Saúde recomendou que ‘áreas pobres’ do Rio sejam evitadas durante Jogos
Organização Mundial da Saúde recomendou que ‘áreas pobres’ do Rio sejam evitadas durante Jogos (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - A Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu que atletas e visitantes que estarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro evitem passar por ‘áreas pobres’ e superlotadas da cidade. A recomendação busca diminuir as chances de contaminação pelo vírus zika.

Entretanto, um professor universitário canadense, Amir Attaran, que chegou a pedir que as Olimpíadas fossem adiadas devido à epidemia, considerou a recomendação da OMS completamente inapropriada. Attaran é especialista em saúde pública da Universidade de Ottawa.

O professor questionou a necessidade de utilizar a expressão ‘locais pobres e lotados da cidade, que não possuem água encanada e saneamento básico precário. “Isto é metade do Rio de Janeiro. Era melhor dizer para as pessoas não irem”, disparou.

A agência ainda reforçou nesta semana a recomendação para que grávidas evitem áreas afetadas pelo Zika vírus. Juntamente com isto, a OMS pediu para que gestantes cujos parceiros passarem pelo Rio de Janeiro, área de risco, pratiquem sexo seguro até o final da gravidez. Para não-gestantes, a recomendação é de quatro semanas de preservativo.

Além disso, a OMS afirmou que, por se passar durante o inverno brasileiro, o número de mosquitos Aedes aegypti será menor, causando assim uma possibilidade de risco reduzido de picadas durante as Olimpíadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.