Libertadores

Tite vê Corinthians jovem e espera crescimento a partir de eliminação

Tite espera que eliminações ajudem a acelerar o processo de reconstrução do Corinthians.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Com eliminações no Paulista e na Libertadores, técnico repetiu enredo de 2015.
Com eliminações no Paulista e na Libertadores, técnico repetiu enredo de 2015. (Djalma Vassão/Gazeta Press)

SÃO PAULO - Tite reclamava que o seu Corinthians de 2016 não era “cascudo”, como definiu, antes mesmo da eliminação na Copa Libertadores da América. O discurso do comandante foi reforçado após o empate por 2 a 2 com o uruguaio Nacional na noite de quarta-feira, em Itaquera.

“A gente está construindo um time. Invariavelmente, acontecerão erros, crescimento de atletas, oscilação de outros… Quantos aqui não têm três meses de clube e de titularidade?”, argumentou Tite, com o cuidado de garantir que não estava se justificando. A precaução servia para não irritar ainda mais quem se tornou crítico do seu trabalho.

De fato, o técnico precisou reconstruir a equipe campeão brasileira nesta temporada e ainda não encontrou uma formação ideal. O meia Guilherme, principal contratação para 2016 e esperança para ser o sucessor de Renato Augusto, nem sequer saiu do banco de reservas contra o Nacional. Último a chegar, Marquinhos Gabriel fez a sua estreia na partida.

“Ah, precisa melhorar?”, perguntou Tite, quando listava as chances de gol perdidas pelo Corinthians diante dos uruguaios, com o intuito de elogiar os atletas. “Mas é uma equipe jovem, em formação”, repetiu.

Tite espera que as quedas no Campeonato Paulista e na Libertadores ao menos ajudem a acelerar o processo de reconstrução do Corinthians. No ano passado, o time também caiu nas semifinais no torneio estadual e nas oitavas de final na competição continental, chegando ao título brasileiro em dezembro.

“Sabe qual é o processo de crescimento? Acerto e erro. Devemos passar por essas experiências. É algo inevitável para a construção. Gostaria que não fosse assim, mas é. Contra o Nacional, a falta de efetividade para transformar chances em gol nos tirou da Libertadores. É nisso que as equipes em construção normalmente acabam pecando”, concluiu Tite, agora com tempo para se preparar para a estreia no Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Grêmio, em Itaquera, será apenas no domingo de 15 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.