Libertadores

Corinthians tenta mostrar poder de decisão para vencer o Nacional

Timão precisa de uma vitória simples para avançar na Libertadores.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Recuperado, Giovanni Augusto é a esperança de Tite para envolver o Nacional.
Recuperado, Giovanni Augusto é a esperança de Tite para envolver o Nacional. (Fernando Dantas/Gazeta Press)

SÃO PAULO - A partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, o Corinthians voltará a pisar no gramado do seu estádio em Itaquera, onde recentemente foi desclassificado do Campeonato Paulista pelo Grêmio Osasco Audax, para disputar um jogo eliminatório. O adversário será o Nacional, do Uruguai, por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América.

“Entraremos com o mesmo espírito de sempre dentro de casa. Não é porque fomos eliminados pelo Audax que tudo está errado. Fizemos um grande jogo e perdemos. São coisas do futebol”, minimizou o meio-campista Elias, um dos que tentam tirar a importância dos fracassos acumulados em casa. Além da queda diante do Audax, o Corinthians já caiu frente a Palmeiras (pelo Paulista), Santos (Copa do Brasil) e Guaraní, do Paraguai (Libertadores).

Para que o trauma não seja ainda maior a partir deste meio de semana, o Corinthians precisará provar ter poder de decisão e conquistar uma vitória simples diante do Nacional, com o qual empatou sem gols, em um jogo sem emoções, em Montevidéu. Novo 0 a 0 levará a decisão para a já amedrontadora disputa de pênaltis (o retrospecto corintiano da marca da cal é pífio), e uma igualdade por qualquer outro placar tirará a equipe do técnico Tite da Libertadores.

“Vamos fazer o de sempre dentro de casa, onde o nosso retrospecto é bom”, insistiu o volante Bruno Henrique. De fato, são 50 vitórias, 12 empates e só quatro derrotas desde a inauguração do estádio, em 2014. “Fizemos um bom resultado no Uruguai e temos tudo para conseguir uma vitória agora. Mas sabemos que será um jogo muito intenso, duríssimo”, acrescentou o atleta.

Na tentativa de tornar a partida mais fácil, Tite apostará no retorno do meia Giovanni Augusto, que se recuperou de uma lesão no tornozelo esquerdo bem antes do previsto pelo departamento médico. O jogador ganhará a vaga de Alan Mineiro, criticado nas oportunidades que teve como titular contra o Audax e o próprio Nacional.

Já o time uruguaio, que não alcança as quartas de final da Libertadores desde 2009, tem noção da importância de fazer gols como visitante. Por isso, o técnico Gustavo Munúa poupou cinco jogadores titulares no compromisso do último final de semana pelo Campeonato Uruguaio – empate por 1 a 1 com a Sud América.

“Para poder classificar, teremos que ganhar. Vamos jogar de igual para igual e tratar de converter as chances que tivermos em gols para avançar”, avisou o capitão do time uruguaio, o zagueiro Diego Polenta, ciente de que um empate com gols garantirá a vaga ao tricampeão continental.

A principal esperança ofensiva da equipe tricolor é o atacante Nico López, algoz do Palmeiras em ambos os jogos válidos pela fase de grupos e artilheiro da agremiação uruguaia no torneio, com três gols.

“Temos que buscar a classificação no Brasil, sabendo que os gols que fizermos serão determinantes”, apontou o treinador Munúa, que monta sua equipe em um 4-4-2, esquema que, pela Libertadores, só saiu vitorioso contra o arquirrival do Corinthians.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.