Justiça

Procuradoria pede anulação de doação do terreno do Morumbi

O lugar deveria ser de uso público por causa de um acordo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Fernando Dantas/Gazeta Press)

SÃO PAULO - A Procuradoria Geral do Município de São Paulo pede na Justiça a anulação do terreno do estádio do Morumbi, cedido ao São Paulo Futebol Clube em 1952, oito anos antes da inauguração do local. De acordo com o procurador responsável pela ação, Luis Felipe Ferreira Mendonça Cruz, o lugar deveria ser de uso público por causa do acordo firmado à época.

Segundo o advogado, que representa a Prefeitura no caso, a área foi loteada para a Empresa Mercantil e Comissionária Merco S.A. no segundo semestre de 1951, com o objetivo de transformá-la em um núcleo residencial.

Na sequência, a empresa repassou o terreno loteado para a Imobiliária Aricanduva, que, por sua vez, doou o terreno ao São Paulo, em agosto de 1952. Na peça criminal, está exposto que a Empresa Mercantil acabou doando um terreno já incorporado ao patrimônio público, como estabelecido no contrato de loteamento prévio.

Ainda de acordo com o texto do requerente, o bem público é “inalienável por excelência”, o que não deixa a acusação prescrever, algo comum para fatos que aconteceram há mais de 50 anos.

Além do estádio, estão no local a sede social e de outros esportes do Tricolor, sendo que lá acontecem reuniões semanais do Conselho e diversas competições esportivas. Sem ser notificado, o clube ainda não se pronunciou sobre o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.