Olimpíadas

Rio 2016 inaugura Centro de Treinamento de Voluntários

Os centros capacitarão, até o início da Olimpíada, cerca de 140 mil voluntários

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Serão destinados 120 professores para a preparação de 50 mil voluntários, seis mil colaboradores e 95 mil contratado
Serão destinados 120 professores para a preparação de 50 mil voluntários, seis mil colaboradores e 95 mil contratado ( Foto: Reprodução / Internet)

RIO DE JANEIRO - Foi inaugurado nesta quarta-feira (13), o primeiro Centro de Treinamento dos Voluntários dos Jogos Rio 2016, um dos seis espalhados por todo o País. Esses centros capacitarão, até o início dos jogos cerca de 140 mil voluntários que trabalharão na Olimpíada.

O primeiro Centro de Treinamento da Força de Trabalho dos Jogos Rio 2016 funcionará dentro do campus Presidente Vargas, da Universidade Estácio de Sá, e capacitará cerca de 50 mil dos 80 mil voluntários inscritos no Estado. Os outros cinco centros estão espalhados pelas cinco cidades-sede das competições de futebol: São Paulo; Belo Horizonte, Manaus, Salvador e Brasília.

Serão destinados 120 professores para a preparação de 50 mil voluntários, seis mil colaboradores e 95 mil contratados do Comitê Rio 2016, por meio de aulas presenciais e online, que fazem parte do portfólio de soluções corporativas da instituição.

“Os escolhidos são pessoas bens dispostas, alegres, com energia e vontade de ajudar os outros. São pessoas de todas as idades e diversidades variadas: jovens, estudantes, aposentados, trabalhadores em férias, gente que está vindo de outros Estados e até de fora do Brasil. De 10% a 20% são de fora do Rio e até do Brasil”, disse a coordenadora do programa de voluntários, Bianca Berenguer.

Voluntários

Formada em Administração de Empresa, temporariamente desempregada, Simone da Silva Oliveira dos Santos, 36 anos, se inscreveu como voluntária para trabalhar nos Jogos do Rio. Moradora de Irajá, na zona norte do Rio, ela admite que sempre teve vontade de participar de eventos desta natureza, mas que não teve a oportunidade por ocasião dos Jogos Pan-Americanos.

“Desta vez, quando me cadastrei, estava empregada. E quando abriram as inscrições, eu me habilitei. Sempre gostei de ajudar, sou voluntária em eleições. Agora, já estou inclusive atuando como voluntária nos eventos-teste e já sou também selecionadora”, conta

Como são

O processo teve início em 2015, quando foi criado os Centros de Seleção para entrevistar candidatos a voluntários. O treinamento foi iniciado este ano por meio de cursos online. Os módulos têm de quatro a oito horas de duração, com aulas sobre temas variados, definidos pelo Comitê Organizador.

Grande parte do conteúdo é voltado para a preparação específica das áreas de atuação que serão desempenhadas nos jogos, como tecnologia, transporte, imprensa e comunicação, protocolo e idiomas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.