Basquete

MB enfrenta o Corinthians para chegar à final da LBF pela 1ª vez

Bola sobe às 19h, no Ginásio do Centro Cívico, em Americana.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Maranhão superou o Corinthians no primeiro jogo da semifinal.
Maranhão superou o Corinthians no primeiro jogo da semifinal. (Paulo de Tarso Jr.)

SÃO PAULO - Depois de partida de tirar o fôlego no início dos playoffs da LBF CAIXA, Corinthians/Americana e Maranhão Basquete se enfrentam novamente na sequência da série semifinal nesta terça-feira (12), às 19h (de Brasília), desta vez no Ginásio do Centro Cívico, em Americana (SP), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Nós vamos impor nosso ritmo e mantê-lo em alta do início ao fim para vencer e igualar a série semifinal. Vamos explorar o trabalho coletivo no ataque, que é um ponto forte da nossa equipe, vamos nos aplicar na defesa e nos rebotes para evitar contra ataques e segundas chances . Vamos por em quadra todos os treinos que fizemos tanto tática como tecnicamente”, comentou a ala Izabella Sangalli, do Corinthians.

“Nesta terça-feira acredito que o nosso desafio é ainda maior que do primeiro jogo e entraremos em quadra como se a série estivesse zerada, buscando defender muito bem para termos a confiança ofensiva necessária para conseguirmos vencer o jogo e fechar esta série”, comentou a ala Luana, do Maranhão.

A Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) é uma competição que conta com o patrocínio master da CAIXA, e possui o apoio da Spalding, da Liga Nacional de Basquete (LNB) e do Ministério do Esporte.

Jogo 1

A primeira partida da série semifinal não poderia ter sido melhor para a equipe maranhense. Atuando em casa, no Ginásio Castelinho, em São Luís, o time comandado pelo técnico Carlos Lima viu o Corinthians começar a partida com atuação fulminante e chegar a ter grande vantagem de 20 pontos no placar na metade do 2º período.

Porém, com mudança completa na postura dentro de quadra, o Maranhão passou aos poucos a ter o controle do jogo, diminuiu a desvantagem ataque por ataque e, com atuação espetacular da armadora cubana Ineides Casanova, conseguiu não se reagir no placar como também sair de quadra com a emocionante vitória pelo placar de 81 a 74.

“Temos consciência da grande importância do segundo jogo da série. O Corinthians é um time de muita qualidade e sabemos que nada será fácil. Sabemos que ainda não garantimos nada. Ganhar em casa foi maravilhoso, nos superamos a adversidade e conseguimos a vitória”, disse Luana, do Maranhão.

Ainda no assunto Casanova, a cubana que foi destaque da campanha do Maranhão durante a fase de classificação saiu de quadra como peça fundamental da vitória na primeira partida da série semifinal e também conquistou os melhores números de sua trajetória na LBF CAIXA em pontos (30) e arremessos certos para 2 pontos (11). Além destes números, Casonova saiu de quadra com cinco rebotes, cinco assistências e três roubos de bola.

“Acredito que a nossa principal mudança foi defensiva, onde nos encontramos e conseguimos diminuir a consistência ofensiva das nossas adversarias. Acreditar em nosso potencial a todo momento foi um fator importantíssimo também. Sabemos o quão desafiador é para nós essa série e temos que acreditar e sempre estar motivadas dentro de quadra”, finalizou Luana.

Com a vitória no início da série, além do Maranhão ter conquistado a primeira vitória depois de um longo jejum de 13 jogos sem triunfos na história do confronto direto contra a equipe do interior do Estado de São Paulo, o time da Região Nordeste do Estado de São Paulo pode garantir vaga na grande final da LBF CAIXA em caso de resultado positivo no jogo desta terça.

Por sua vez, buscando defender sua soberania no principal campeonato de basquete feminino do Brasil, o Corinthians aposta todas as duas fichas no Jogo 2 para se manter vivo na disputa pelo titulo nacional.

O time comandado pelo técnico Antônio Carlos Vendramini terá um importante fator que pode fazer a diferença nesta partida: a torcida de Americana. Já que o Corinthians saiu de quadra com nove vitórias em dez partidas disputadas no Ginásio do Centro Cívico de Americana.

“O Centro Cívico é a nossa casa, estamos acostumadas com a quadra e temos a vantagem da torcida, e isso foi o diferencial em todos os jogos. Com certeza será muito importante o apoio dos torcedores para vencer esse jogo”, analisou a jovem ala do Corinthians.

Se vencer a partida desta terça, o Corinthians forçará o Jogo 3 de vida ou morte, que será realizado na quinta-feira (14/04), às 19 horas, novamente no Ginásio do Centro Cívico, em Americana, e que terá transmissão ao vivo do SporTV. Se o Maranhão vencer e varrer a série, esperará o vencedor da série semifinal entre Sampaio Corrêa e Uninassau/América para decidir o título da sexta edição da LBF CAIXA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.