Handebol

Maranhense é convocada para a disputa do Pan-Americano

Gilvana Mendes é atleta do Barbosa de Godóis Handebol.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Gilvana Mendes foi eleita a melhor atleta de handebol de 2015 pelo Troféu Mirante Esporte.
Gilvana Mendes foi eleita a melhor atleta de handebol de 2015 pelo Troféu Mirante Esporte. (Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte)

SÃO LUÍS – Uma maranhense na Seleção Brasileira de Handebol Juvenil. A jovem Gilvana Mendes Nogueira, de 18 anos, está na lista de atletas convocadas para defender o Brasil na disputa do Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, competição que ocorrerá entre os dias 12 e 17 de abril, em Santiago, no Chile. Antes do torneio, a equipe ainda realizará uma fase de treinamentos em Blumenau (SC), de 2 a 10 de abril, para fazer os últimos ajustes no time.

Armadora do Barbosa de Godóis Handebol, Gilvana terá a missão de ajudar a Seleção Brasileira a se classificar para o Mundial da Eslováquia, no fim de julho. Para isso, o Brasil terá de terminar o Pan-Americano entre os três primeiros colocados.

A definição da lista para a disputa do torneio no Chile veio após três fases de treinamentos, onde a atleta maranhense foi um dos destaques. "Fizemos três fases de treinos, sendo as duas primeiras em conjunto e com a coordenação do Morten Soubak (técnico da Seleção Adulta), e na última já tivemos um esboço da nossa equipe. Acredito que as atividades foram suficientes para observar e preparar o time. Agora vamos realizar os ajustes finais com o objetivo de fazer um bom Pan-Americano", afirmou o técnico da Seleção Juvenil, Cristiano Rocha.

Mesmo com o Brasil sendo apontado como favorito para conquistar o campeonato, o treinador acredita que o equilíbrio do Pan-Americano será grande. "O Brasil sempre entra como favorito nas competições continentais, mas sabemos que vamos ter dificuldades. No Pan-Americano Júnior (realizado em março, em Foz do Iguaçu), algumas equipes como Paraguai e Uruguai levaram o time Juvenil já se preparando para o Pan de Santiago. Por isso esperamos jogos muito equilibrados", disse.

Seleção Juvenil Feminina

Goleiras: Geandra Rodrigues de Souza (ACES - ES) e Renata Arruda (Clube Português/AESO - PE).

Centrais: Andrezza Paizinho dos Santos (Clube Português/AESO - PE), Gabriela Mendes (Pinheiros - SP) e Mariah Leite de Oliveira (APCEF/Motiva - PB).

Armadoras: Gabriela Bitolo (Pinheiros - SP), Gilvana Mendes Nogueira (Barbosa de Godóis Handebol - MA), Iasmim Albuquerque (Clube Português/AESO - PE), Larissa Nascimento (P.M. de Matias Barbosa - MG) e Mariana Rodrigues Lemos (Pinheiros - SP).

Pontas: Jamily Félix (Clube Português/AESO - PE), Maria Eduarda dos Santos (Pinheiros - SP) e Wendy Sthephany da Silva (APCEF/Motiva - PB).

Pivôs: Bruna Gomes Correia (Pinheiros - SP), Bruna Nascimento (Colégio Eduardo Gomes - SP) e Rafaela Mendes Faure (Pinheiros - SP).

Comissão Técnica

Técnico: Cristiano Rocha

Auxiliar técnico: Ruy Sanches

Treinador de goleiras: Danilo Gagliardi

Fisioterapeuta: Vanessa Cittadini

Nutricionista: Julia Bargieri

Supervisor: Alvaro Casagrande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.