Auditoria

CGU aponta falta de transparência em investimentos da Caixa no futebol

Órgão ressalta que não foi esquematizada, pelo banco, uma forma de mensurar o retorno financeiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Cúpula da Caixa é questionada com relação ao monitoramento dos investimentos.
Cúpula da Caixa é questionada com relação ao monitoramento dos investimentos. ( Foto:Reprodução/Twitter)

SÃO PAULO - Após analisar uma série de contratos da Caixa Econômica Federal, maior patrocinadora do futebol brasileiro na atualidade – com investimento ativo próximo aos R$ 83 milhões -, a Controladoria Geral da União (CGU) assumiu, em auditoria, que os valores de patrocínio foram repassados aos clubes sem o devido cuidado com relação aos objetivos.

O órgão ressalta que não foi esquematizada, pelo banco, uma forma de mensurar o retorno financeiro a partir dos programas de patrocínio. A CGU ainda defende que a Caixa não agiu como órgão fiscalizador no cumprimento dos preceitos da Lei do Desporto e Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2015.

“O que se disse e se reafirma é que não foram instituídos mecanismos de avaliação dos riscos envolvidos na concessão de patrocínios aos clubes de futebol, destacadamente, os aspectos da transparência da gestão destes clubes”, descreveu a controladoria, que ainda questiona o quão positivo é o saldo da parceria para o banco em si.

“Não foi possível avaliar o efetivo retorno financeiro obtido pela Caixa Econômica Federal com esses contratos de patrocínio, não tendo sido obtidas evidências objetivas de que tais ações de marketing tenham contribuído para a realização de novos negócios ou para o incremento do lucro do banco”, prosseguiu o comunicado.

Recentemente, a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, visitou instalações olímpicas no Rio de Janeiro e anunciou patrocínio as ligas nacionais de basquete tanto na modalidade feminina quanto masculina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.