Basquete

CBB faz convocação de emergência para evento-teste

A base da Seleção será o Sampaio Corrêa, com seis atletas convocadas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Ex-treinador do MA Basquete, Barbosa convocou mais três atletas do Sampaio Corrêa Basquete.
Ex-treinador do MA Basquete, Barbosa convocou mais três atletas do Sampaio Corrêa Basquete. (Divulgação / CBB)

RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) convocou mais cinco atletas para a Seleção Brasileira feminina da modalidade, que disputa o evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, na véspera da apresentação. Mesmo assim, ainda não conseguiu fechar o grupo, que deveria ter 12 jogadoras.

Sete atletas da convocação original pediram dispensa da equipe nacional porque os clubes que disputam a Liga de Basquete Feminino (LBF) tentam boicotar a CBB. O grupo reclama da gestão da modalidade feminina no País e conseguiu que Adrianinha, Tainá, Tatiane, Gilmara, Joice, Jaqueline e Tássia desistissem de defender a Seleção.

Tentando contornar a situação, a CBB anunciou a convocação de Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá), Carina dos Santos Martins, Palmira Marçal e Carina Felippus (Sampaio Basquete) e Mariane Carvalho (ADC Bradesco), na véspera da apresentação do time. O Bradesco e o Jaraguá nem disputam a LBF. O Sampaio Corrêa não aderiu ao boicote e agora forma a base do time nacional.

O chamado de emergência não foi suficiente para completar a Seleção, que volta ao comando de Antônio Carlos Barbosa. O grupo que se apresentará ao treinador nesta quarta-feira em São Paulo terá apenas dez atletas. O técnico deve anunciar ainda outros dois nomes para atingir as 12 jogadoras desejadas.

A Seleção que disputa o evento-teste do basquete feminino, de 15 a 17 de janeiro, foi convocada na primeira semana de dezembro por Luiz Augusto Zanon. O técnico, que fez carreira na versão masculina da modalidade e era alvo de crítica dos clubes, pediu demissão uma semana depois alegando problemas de saúde.

A CBB então contratou Antônio Carlos Barbosa, técnico da medalha de bronze em Sydney 2000. Ele pretendia manter a lista original de convocadas, mas perdeu Damiris e Nádia por lesão. Acabou chamando Érika e Karina para as vagas. Com a dispensa de outras sete jogadoras, precisou fazer uma convocação de emergência para ter atletas suficientes para realizar os treinos.

O grupo que se apresenta a Barbosa nesta quarta-feira é formado pelas armadoras Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá-SC) e Carina dos Santos Martins (Sampaio Basquete-MA); as alas Iziane (Sampaio Basquete-MA), Isabela Ramona (Sampaio Basquete-MA), Palmira Marçal (Sampaio Basquete-MA) e Mariane Carvalho (ADC Bradesco-SP); e as pivôs Karina Jacob (Sampaio Basquete-MA), Carina Felippus (Sampaio Basquete-MA), Érika (Adana Aski-TUR) e Clarissa (Corinthians/Americana-SP).

O evento-teste do basquete feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 será realizado entre 15 e 17 de janeiro. O quadrangular conta com Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.