Futebol

Com dificuldade de adaptação, chileno do Verdão briga para jogar Copinha

Jogador tem enfrentado problemas emocionais e dificuldades de adaptação.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação)

SÃO PAULO - Apontado como uma promessa do futebol chileno, o atacante Francisco Arancibia não se firmou no time sub-20 do Palmeiras. O atleta foi contratado em abril para integrar as categorias de base do clube, mas sofreu duas contusões musculares e não engrenou na sequência do ano. De acordo com a comissão técnica que assumiu a equipe de juniores em setembro, Arancibia tem enfrentado problemas emocionais e dificuldades de adaptação ao futebol brasileiro.

O atleta de 18 anos está emprestado ao Verdão até junho de 2016 pelo chileno O’Higgins. Antes de chegar ao Palmeiras, o garoto treinou durante um mês no Internacional e quase acabou negociado com o Corinthians. Ele já foi convocado para as categorias de base da seleção de seu país e tem preço de compra fixado caso o clube queira contratá-lo após o término do contrato.

João Burse, técnico do time que jogará a Copa São Paulo de Juniores, disse que o atleta será relacionado para o torneio. Na Copa RS, último campeonato disputado pelos jovens alviverdes antes da Copinha, Arancibia foi preterido pelo treinador e ficou de fora até do banco de reservas. Burse, no entanto, usa sua trajetória pessoal no futebol para encorajar o chileno.

“Vivi uma situação muito parecida quando joguei no sub-23 da Universidad Católica do Chile. É preciso um pouco de tempo para se acostumar com uma cultura diferente na base. Ele chegou e sofreu duas lesões, mas vem se recuperando”, afirmou o treinador, que deslocou uma equipe para monitorar as condições emocionais do atleta. “Ele teve uma filha recentemente e a esposa precisou ir para o Chile. Precisamos trabalhar essa parte psicológica para que ele se solte. Fizemos um amistoso com o Guarani há pouco tempo e ele teve uma grande atuação. Aos poucos se soltará e todo seu potencial vai aflorar”.

O ápice de Arancibia no Palmeiras ocorreu no dia 9 de setembro, quando ele foi relacionado para o jogo contra o Internacional, no Beira-Rio. A indicação ao técnico Marcelo Oliveira partiu de Marcos Valadares, que antecedeu João Burse no comando do sub-20 alviverde.

Outro apoiador do jogador é o conterrâneo Jorge Valdivia. O meia, que deixou o Verdão nesse ano para defender o Al Wahda, dos Emirados Árabes, fez diversos elogios ao chileno e até o convidou para um almoço em sua antiga residência em São Paulo.

A lista com os 25 jogadores palmeirenses relacionados para a Copinha será divulgada por João Burse no dia 2 de janeiro, véspera da estreia contra o Sampaio Corrêa, em São José dos Campos. Caso o treinador confirme a intenção de levar o atacante para a competição, a Copinha será a última grande chance do chileno mostrar que merece ter o vínculo prolongado com o Palmeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.