Natação

25 nadadores conquistam índices para as Olimpíadas

A primeira seletiva nacional da natação foi disputada em Palhoça (SC).

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
Bruno Fratus lidera a corrida por vaga olímpica nos 50m livre.
Bruno Fratus lidera a corrida por vaga olímpica nos 50m livre. (Satiro Sodré / SSpress / CBDA)

PALHOÇA - A primeira seletiva nacional olímpica da natação terminou na noite deste sábado em Palhoça, Santa Catarina, com 25 atletas conquistando índices para participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Há competidores brasileiros classificados para disputar 17 provas, já que há algumas em que mais de um atleta bateu a marca necessária e alguns nadadores estabeleceram a meta em mais de uma disputa.

A última chance para os atletas nacionais obterem índice para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 é o Troféu Maria Lenk, em abril. Cesar Cielo, que abandonou a competição em Palhoça após mau desempenho nos 100m livre, precisará nadar dentro das marcas estabelecidas para garantir sua vaga.

Cinco novos índices foram obtidos na noite de sábado. Nos 400m livre masculino, Luiz Altamiro venceu a prova com a marca de 3min50s32, apenas 0s12 abaixo da meta estabelecida pela Federação Internacional de Natação (Fina). Giovanny Lima e Miguel Valente completaram o pódio, mas já acima da marca olímpica mínima.

“Eu vi que era possível fazer isso. Tentei passar forte para ver até onde eu aguentava. Estou muito feliz com 3min50s. Foi uma evolução muito grande na prova de 400m Só tenho que agradecer a equipe do Flamengo, que só tem a melhorar até o próximo ano. Vou treinar para nadar abaixo de 3min48s porque a gente tem que representar o Brasil da melhor maneira possível”, disse Luiz Altamiro.

Outro índice veio com João Luiz Gomes, que ficou com a segunda colocação dos 100m peito, graças à marca de 1min00s00. Felipe França, que já tinha feito pela manhã marca para nadar no Rio de Janeiro, venceu a prova com 59s62, melhorando seu tempo. Felipe Lima e Pedro Cardona também têm índice, mas cada país pode contar com no máximo dois nadadores por prova. Assim, os donos dos dois melhores tempos serão os classificados.

Nos 50m livre, Ítalo Duarte surpreendeu ao nadar a 22s08 e tomar a segunda colocação do índice. Ele está atrás apenas de Bruno Fratus, que tem 21s50. Outros quatro atletas também têm a marca estabelecida pela Fina. Nos 50m livre feminino, Etiene Medeiros, que já tinha estabelecido o índice, melhorou sua marca ao nadar a 24s71 e Graciele Herrmann fez 24s92, também dentro da zona de classificação.

Já Leonardo de Deus, que já tinha marca nos 200m costas, conseguiu índice olímpico para os 200m borboleta, ao vencer a prova com 1min56s14.

“Isso me deixa muito satisfeito. Claro que a gente quer sempre nadar mais abaixo, mas saio tranquilo para o ano que vem. Eu queria priorizar as minhas duas principais provas e foi o que fiz. Agora é descansar pra vir com tudo em 2016”, disse Leonardo de Deus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.