Basquete

Fiba divulga grupos da Liga das Américas de Basquete

Bauru, Flamengo, Mogi das Cruzes e Brasília representarão o Brasil no torneio.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
O atual campeão Bauru lutará por mais uma taça internacional.
O atual campeão Bauru lutará por mais uma taça internacional. (Gaspar Nóbrega / Fiba Américas)

SÃO PAULO - A Federação Internacional de Basquete (Fiba) divulgou nesta sexta-feira os grupos e sedes da primeira fase da Liga das Américas, principal competição masculina de basquete do continente. A competição contará com quatro equipes brasileiras: o Paschoalotto/Bauru (defensor do título da última temporada), Flamengo, Uniceub/Cartão BRB/Brasília e Mogi das Cruzes/Helbor.

O Brasil ganhou as últimas três edições da Liga das Américas, que classifica seu vencedor a enfrentar o campeão da Euroliga na Copa Intercontinental. Em 2013, o campeão foi o Pinheiros. Em 2014, o Flamengo. Na temporada passada, o Bauru.

O Grupo A será disputado em Santiago de los Caballeros, na República Dominicana, entre 15 e 17 de janeiro com Metros de Santiago (DOM), Malvín (URU), o Mogi e o Leones de Quilpué (CHI). O Grupo B ocorre de 22 a 24 de janeiro, em Santiago del Estero, na Argentina, com o Quimsa (ARG), o Bauru, o Marinos de Anzoátegui (VEN) e os Toros do Norte (NIC).

O Flamengo integra o Grupo C, disputado de 29 a 31 de janeiro, com Comodoro (ARG) e Aguilas de Tunja (COL), além do campeão do Panamá. Correcaminos e Toros se enfrentam na decisão da liga do país da América Central. Os jogos serão disputados na Cidade do Panamá ou em Colón. O Grupo D, de 5 a 7 de fevereiro em Barquisimeto, tem Brasília, Capitanes de Arecibo (PUR), Capitalinos (CUB) e Guaros de Lara (VEN).

As duas melhores equipes de cada grupo avançam à segunda fase, disputada em dois quadrangulares. Novamente os dois primeiros colocados de cada chave se classificarão para as semifinais da competição.

“Anunciar as equipes, grupos e sedes da edição 2016 da Liga das Américas enche-nos de grande satisfação. Poder dizer que contamos com equipes de Cuba, Nicarágua, Panamá, Porto Rico e República Dominicana, junto aos grandes clubes tradicionais da América do Sul, é uma notícia importante”, disse o presidente da divisão americana da Fiba, Usie Richards.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.