Prêmio Brasil Olímpico

Ana Marcela e Isaquias Queiroz são eleitos atletas do ano

A premiação do Brasil Olímpico foi realizada na noite desta terça-feira (15).

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Time Brasil / Divulgação)

RIO DE JANEIRO - Com os maiores atletas olímpicos brasileiros reunidos no Rio de Janeiro, a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, na noite desta terça-feira, também homenageou os esportistas que representarão o país nos Jogos Olímpicos de 2016. Com a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e o Ministro do Esporte, George Hilton, 33 atletas receberam prêmios por cada modalidade. Ana Marcela Cunha e Isaquias Queiroz foram eleitos os maiores do ano pelo evento.

Logo após a abertura da cerimônia, a maratonista Adriana Aparecida recebeu a medalha de ouro pelos Jogos Pan-Americanos, realizados em Toronto no mês de julho. A bicampeã herdou o título após a campeã peruana Gladys Tejeda ser pega no exame de doping. Todos os atletas que estiveram presentes no Canadá subiram ao palco para uma homenagem coletiva.

A cerimônia intercalou o anúncio dos esportivas que se destacaram em suas modalidades com outras homenagens. Ao mencionarem os Jogos Escolares da Juventude, os apresentadores receberam no palco os atletas Stephany Gonçalves (ginástica rítmica), Paulo de Oliveira (atletismo), Amanda Kunkel (ciclismo) e Leonardo Santana (judô), escolhidos os melhores entre 12 e 15 anos.

Já os técnicos Ratko Rudic, do polo aquático, e Leandro “Brachola” Andreão, do vôlei de praia, foram eleitos os maiores treinadores de 2015. Se aventurando no português, o croata Rudic agradeceu aos atletas e ao COB pelos incentivos ao longo do ano.

“Este prêmio serve de motivação interna para todos nós, para melhorar nossa intensidade, nossa força, nossa qualidade de treinamento. Acho que as medalhas se conquistam tanto nos treinos como na finalização”, disse Ratko.

Leandro Andreão, por sua vez, exaltou a parceria entre os comandados Alisson e Bruno. “É uma honra estar presente aqui com vários atletas premiados e técnicos também. Nosso trabalho é de uma equipe e estou muito feliz com meus atletas. Alisson e Bruno têm sido espetaculares”, afirmou.

O troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia esportistas aposentados, ficou com o tenista Gustavo Kuerten, três vezes campeão em Roland Garros. Após receber o prêmio das mãos de Vanderlei Cordeiro de Lima, vencedor em 2014, o catarinense chorou enquanto discursava, agradecendo o apoio dos brasileiros ao longo da carreira e motivando os atletas que disputarão os Jogos Olímpicos em 2016.

Ao fim da noite, três categorias foram anunciadas: atleta da torcida, melhor atleta do ano masculino e melhor atleta do ano feminina.

Com 24% dos votos, Thiago Pereira foi eleito por votação popular o atleta da torcida. Sem poder comparecer ao evento, gravou um vídeo agradecendo a todos pela escolha. “Vamos poder mostrar ao mundo do que o Brasil é capaz”, disse o nadador, que receberá também um prêmio no valor de R$30 mil.

Por fim, a nadadora Ana Marcela Cunha e o canoísta Isaquias Queiroz foram anunciados como os melhores atletas do ano. Em 2015, Ana Marcela levou dois bronzes na maratona olímpica pelo Mundial de Kazan. Já Isaquias conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Pan de Toronto e levou o bronze no Campeonato Mundial na Itália.

Confira todos os premiados no Prêmio Brasil:

Lutas: Aline Ferreira da Silva
Boliche: Marcelo Suartz
Ginástica de trampolim: Camilla Gomes
Ciclismo BMX: Renato Rezende
Atletismo: Fabiana Murer
Esgrima: Renzo Agresta
Saltos Ornamentais: Giovana Pedroso e Ingrid de Oliveira
Tiro esportivo: Cássio Rippel
Judô: Érika Miranda
Hipismo: João Victor Oliva
Boxe: Robson Conceição
Nado sincronizado: Luisa Nunes e Maria Eduarda Micucci
Ciclismo estrada: Flávia Paparella
Canoagem velocidade: Isaquias Queiroz
Hóquei sobre grama: André Luiz Couto
Pentatlo moderno: Yane Marques
Softbol: Martha Murazawa
Caratê: Valéria Kumizaki
Ciclismo Mountain Bike: Henrique Amancini
Squash: Giovana Veiga de Almeida
Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
Rúgbi: Paula Ishibashi
Canoagem slalom: Ana Satila Vargas
Taewkondo: Iris Tang Sing
Tiro com arco: Marcus Vinícius D’Almeida
Ginástica rítmica: Natália Gaudio
Pólo aquático: Felipe Perrone
Patinação artística: Marcel Sturmer
Ciclismo pista: Cássio Freitas
Vôlei de praia: Alisson Cerutti e Bruno Schmidt
Hipismo CCE: Ruy Leme
Desportos no gelo: Edson Bindilatti
Triatlo: Manoel Messias

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.