Valeu, Heitor!

Promessa do Maranhão faz história na natação brasileira

Heitor Raiol bateu recorde brasileiro nos 200m livre na categoria Petiz I.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
Heitor Raiol brilhou no Norte-Nordeste de Natação. (Foto: Divulgação)
Heitor Raiol brilhou no Norte-Nordeste de Natação. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Existem algumas conquistas que merecem um destaque um pouco maior que outras. É o caso do inédito feito de um jovem nadador maranhense. Aos 11 anos, Heitor Raiol, atleta do MAC/Nina, brilhou no Troféu Kako Kaminha – Norte-Nordeste Mirim e Petiz, competição disputada na piscina do Clube Português do Recife no último fim de semana.

O maranhense conquistou quatro medalhas de ouro em quatro provas: 100m costas, 50m borboleta, 50m e 200m livre. O que já seria algo para comemorar muito teve um gostinho bem mais especial. Na prova dos 200m livre, Heitor Raiol cravou a melhor marca brasileira na categoria Petiz I.

O expressivo tempo de 2:12.61 é o melhor da natação do Brasil nesta prova na categoria. Ou seja: um atleta do Maranhão é o mais rápido nos 200m livre na categoria Petiz I.

Antes, o recorde nacional pertencia a Leandro Odorici, atleta do Marina Barra Clube do Rio de Janeiro, obtido durante o Campeonato Carioca da categoria em dezembro do ano passado. Ele havia cravado 2:12.63.

Thayara Cardoso também conquistou quatro medalhas de ouro. (Foto: Divulgação)
Thayara Cardoso também conquistou quatro medalhas de ouro. (Foto: Divulgação)

Quem também representou muito bem o Maranhão na no Troféu Kako Kaminha – Norte-Nordeste Mirim e Petiz foi a jovem Thayara Cardoso. Assim como Heitor Raiol, a maranhense garantiu quatro medalhas de ouro em quatro provas disputadas.

O técnico dos atletas maranhenses, Alexandre Nina, comemorou os resultados das promessas do Estado na natação. “O Heitor e a Thayara são as duas maiores promessas da nova geração da natação maranhense. Nadamos oito provas e ganhamos as oito, com os oito melhores tempos do ano no Brasil. E um desses tempos foi o melhor da história da natação brasileira nos 200m livre com o Heitor”, disse Nina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.