Copa do Brasil

Fluminense segura pressão do Grêmio e carimba vaga

Com o empate em 1 a 1, a equipe carioca garantiu a classificação para as semifinais.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - Se na Copa do Brasil a lógica do Campeonato Brasileiro nem sempre prevalece, o jogo desta quarta-feira, em Porto Alegre, foi um claro exemplo disso. Precisando vencer por qualquer placar após o empate sem gols na ida, o Grêmio não conseguiu confirmar o seu favoritismo na Arena e não passou de um empate em 1 a 1 com o Fluminense. O resultado classificou a equipe carioca pelo saldo qualificado para chegar às semifinais diante do Palmeiras. Os centroavantes Fred e Bobô foram os artilheiros da noite.

O Flu teve na marcação o seu grande mérito no primeiro tempo. Segurou a tentativa de pressão do Grêmio e fez 1 a 0, aumentando a ansiedade dos jogadores e dos 45 mil torcedores gaúchos. Na etapa final, o time da casa veio para o tudo ou nada, chegou ao empate, impôs forte pressão, mas não chegou à virada.

Os dois tricolores agora voltam suas atenções para o Brasileirão, onde a realidade é bem diferente – os gaúchos lutam na ponta de cima, e os cariocas estão na zona morta da tabela. Neste domingo, ambos têm compromissos fora de casa: o Grêmio visita o Cruzeiro no Mineirão, enquanto o Fluminense joga na Vila Belmiro, diante do Santos.

O primeiro tempo foi muito pegado e truncado. O símbolo disso foi o cartão amarelo apresentado ao volante gremista Walace logo aos 50 segundos de partida. Como no Maracanã, o time gaúcho tomou a iniciativa, com os cariocas jogando no erro. O primeiro arremate foi de Douglas, aos sete minutos, para fora. O Flu respondeu em alto estilo: Gustavo Scarpa cruzou da esquerda e Gérson desviou de letra, para defesa de Marcelo Grohe. Aos 13, Fred por pouco não acertou uma bicicleta na área gremista após escanteio.

Aos 19, o Grêmio quase marcou: Galhardo recebeu de Walace e cruzou rasteiro. Erazo apareceu no segundo pau e, na pequena área, deu de carrinho, com a bola batendo no travessão. Dez minutos mais tarde, Walace levou perigo em chute de fora da área. O Fluminense respondeu em chutes de fora da área: Gérson obrigou Marcelo Grohe a boa defesa, e Pierre mandou por cima. Aos 36, foi a vez de Cavalieri trabalhar em chute colocado de Luan.

Nos minutos finais, foi a hora de Fred enfim aparecer. Aos 38, ele quase completou de cabeça após cruzamento afastado pela zaga gremista em cima da linha. No minuto seguinte, cabeceou com precisão um cruzamento de Marcos Júnior, colocando fora do alcance de Marcelo Grohe. O gol obrigava o Grêmio a fazer dois para se classificar. O Flu ainda quase ampliou com Marcos Júnior, mas o time gaúcho por pouco não empatou em cabeçada forte de Erazo após escanteio. Cavalieri fez milagre.

O Grêmio voltou com Bobô no lugar de Walace após o intervalo. Porém, a equipe não conseguiu agredir o Flu, e ainda se viu exposta aos contra-ataques nos minutos iniciais. Marcelo Grohe fez boa defesa em chute de Cícero, logo aos três minutos – na sequência, Diego Cavalieri também pegou tentativa de Pedro Rocha. Aos nove, mais uma boa defesa de Grohe em chute de Cícero. Vendo que o panorama não se alterava, Roger colocou Fernandinho e Maxi Rodríguez para tentar a virada.

Em sua primeira jogada, aos 26, o uruguaio bateu de fora da área e Cavalieri espalmou. Aos 29, o empate, com outro substituto: Bobô aparou de primeira um cruzamento afastado por Marlon e empatou o jogo. O gol fez a Arena explodir, trazendo o Grêmio para a pressão total nos 20 minutos finais. Aos 36, Galhardo raspou o travessão em chute da intermediária. No minuto seguinte, grande defesa de Cavalieri em cabeçada de Fernandinho na pequena área. A seguir, Erazo cabeceou por cima após escanteio batido por Giuliano.

Aos 42, em mais um levantamento na área, Marcelo Oliveira desviou de cabeça, mas Rafael Thyere não conseguiu completar. Aos 48, Edinho escorou de cabeça para Galhardo, que não alcançou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.