Copa do Brasil

Flu e Grêmio iniciam disputa por vaga buscando reação

Time carioca vive péssima fase e ainda não venceu no returno do Brasileirão.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Eduardo Baptista chegou ao Fluminense na última semana e estuda uma maneira de recuperar o Tricolor.
Eduardo Baptista chegou ao Fluminense na última semana e estuda uma maneira de recuperar o Tricolor. (Nelson Perez/FFC)

RIO DE JANEIRO - Um duelo de tricolores promete movimentar o Maracanã nesta quarta-feira. Fluminense e Grêmio se enfrentam a partir das 22 horas (de Brasília) pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A palavra de ordem é reação. Os gaúchos estão bem no Campeonato Brasileiro, na terceira posição, mas, no fim de semana, perderam de 3 a 2 para o Palmeiras. A situação dos cariocas é bem mais preocupante, uma vez que ainda não ganharam no segundo turno, tendo feito apenas um ponto nas últimas oito partidas e encostado de vez na zona de rebaixamento.

O mau desempenho recente ligou o sinal de alerta no Fluminense, que se transformou em um verdadeiro caldeirão, com crises de bastidores por todos os lados. Os jogadores, porém, sabem que é importante não levar isso para dentro de campo contra os gremistas.

“Não podemos ir a campo de forma desesperada, achando que temos que ganhar de qualquer maneira e darmos espaços para o Grêmio. Confiança realmente volta com sequência de vitórias, mas estamos falando de duas competições distintas e não podemos deixar que os maus resultados do Campeonato Brasileiro nos prejudiquem mais ainda, interferindo no nosso desempenho na Copa do Brasil”, afirmou o goleiro Diego Cavalieri.

Ciente da importância desse primeiro jogo, Eduardo Baptista, comandante do Flu, tratou de convocar os torcedores, apesar do momento delicado. “Peço que a torcida apoie o time, mesmo com os maus resultados. Estamos conversando muito e trabalhando e tenho convicção de que vamos responder ao calor da arquibancada com uma boa atuação”.

Em termos de escalação, o treinador deve promover mudanças em relação ao time que perdeu da Ponte Preta no último domingo. O lateral direito Wellington Silva, que cumpriu suspensão contra a Macaca, e o volante Jean, que não atuou no fim de semana por dores na coxa direita, podem retornar. No meio de campo, Gerson e Gustavo Scarpa devem começar como titulares, conforme esboçou Baptista nos treinos da véspera do jogo. Ao lado deles, como terceiro homem de criação, Osvaldo dá lugar a Marcos Junior. Ronaldinho Gaúcho, com isso, deve permanecer no banco.

O Grêmio também notou a crise no Fluminense, mas minimizou o fato, não vendo vantagem nele. “É uma boa equipe, e não podemos misturar as duas competições. O fato deles não irem bem no Campeonato Brasileiro pode, inclusive, se voltar contra a nossa equipe se não trabalharmos direitinho. Isso porque o Fluminense com certeza vai querer mostrar serviço, pois sabe que estamos falando de dois jogos apenas, porém decisivos”, avisou o meia Douglas.

Na visão do técnico Roger Machado, o resultado da partida de ida pode definir o classificado. “Sabemos que somos muito fortes quando jogamos no Rio Grande do Sul, na nossa casa, com o apoio de nossa torcida. Portanto, se conseguirmos segurar esse primeiro jogo, levando a decisão para lá, melhor ainda. Logicamente que não estamos falando de ficarmos na defesa, até porque marcar gols no Maracanã será essencial”.

No Grêmio, o lateral direito Galhardo, recuperado de dores na coxa esquerda, e o meia Giuliano, que vinha apresentando um desgaste físico, trabalharam normalmente ao longo da semana e garantiram escalação. Outra boa notícia é que o goleiro Marcelo Grohe está livre de um torcicolo. A volta do capitão Maicon ao time gaúcho também é muito saudada. Dos últimos oito jogos, ele só participou de um: a vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, pelo Brasileirão.

Os principais desfalques estão na zaga. Pedro Geromel, em recuperação de lesão muscular na coxa, segue de fora da equipe. Assim como Bressan, que já disputou a Copa do Brasil pelo Flamengo. Rafael Thyere deve compor o setor com o equatoriano Erazo.

Na fase anterior da Copa do Brasil, o Fluminense eliminou o Paysandu ganhando as duas partidas por 2 a 1. Já o Grêmio superou o Coritiba, também com dois triunfos: 1 a 0 no Paraná e 3 a 1 no Rio Grande do Sul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.