Copa do Brasil

Vasco e Fla definem quem segue na disputa da Copa do Brasil

Cruzmaltino ganhou por 1 a 0 na ida e agora tem a vantagem do empate.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Jorginho garante que o Vasco jogará com muita disposição diante do Flamengo.
Jorginho garante que o Vasco jogará com muita disposição diante do Flamengo. (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

RIO DE JANEIRO - Em uma noite de muita rivalidade, que deve ser cercada de tensão, Vasco e Flamengo fazem, às 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Maracanã, a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O Cruzmaltino ganhou por 1 a 0 na ida e agora tem a vantagem do empate para avançar, enquanto o Rubro-Negro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para classificar no tempo regulamentar.

Apesar de ter vencido o primeiro jogo, o Vasco chega com o moral abalado porque aquela vitória, tratada como início da reação na temporada, logo foi ofuscada por revés para o Goiás que manteve o time da Colina na lanterna do Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo estreou o técnico Oswaldo de Oliveira no último domingo e ganhou mais fôlego com o triunfo por 2 a 1 sobre o São Paulo, de virada. Apesar disso, é consenso dos dois lados que os momentos de ambos no Brasileirão vão interferir muito pouco no que está por vir.

“São duas competições completamente diferentes. O que posso dizer é que o Vasco terá muita vontade contra o Flamengo e vai fazer o impossível para conseguir essa classificação. Fizemos uma grande partida no primeiro jogo e sabemos que temos potencial para classificar, mesmo respeitando demais o Flamengo”, analisou Jorginho, técnico do Vasco.

Os flamenguistas também não acreditam em vantagem por conta do momento delicado vivido pelos adversários. “Sempre será um adversário que merece respeito, ainda mais porque estamos falando de um clássico, em que a rivalidade se torna um fator importante”, avalia o lateral direito Pará. “Ninguém vai entrar em campo pensando em posição na tabela, e sim em encontrar uma maneira de construir a vitória e ficar com a vaga.”

Oswaldo de Oliveira tem a mesma linha de pensamento. O comandante rubro-negro prega tranquilidade para reverter a situação e admite que não há facilidade no duelo. “O Vasco conseguiu um importante resultado no confronto de ida”, admite, ponderando sobre o psicológico de seus atletas. “Não podemos ir a campo pensando em ganhar de qualquer maneira ou que precisamos de dois gols para nos classificarmos. Temos que pensar em jogar com muita tranquilidade e dar um passo de cada vez”, receita.

Se o Flamengo planeja a tranquilidade como arma, o Vasco não quer cair na armadilha de tentar administrar a vantagem construída na partida de ida. A ordem é batalhar como se o jogo de ida não tivesse acontecido, explica o meio-campista Serginho. “Não vamos mudar nossa maneira de atuar por causa do primeiro confronto. Naquela ocasião fomos premiados com o gol pelo nosso esforço. Se ficarmos só defendendo, podemos ser punidos por uma postura defensiva e perdermos a partida”, avalia o volante.

Em termos de escalação, os dois treinadores não divulgaram seus planos. Jorginho deve manter a equipe da partida de ida, mas Oswaldo vai mexer no time que bateu o São Paulo no último domingo. O zagueiro Wallace cumpre suspensão automática e cede lugar a Marcelo, enquanto o lateral esquerdo Jorge reaparece para retomar vaga do improvisado Éverton, que volta ao meio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.