Copa do Brasil

São Paulo enfrenta a crise e o Ceará por classificação na Copa do Brasil

Equipe cearense venceu jogo de ida no Morumbi por 2 a 1.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Osorio já não tem o mesmo prestígio da época de sua chegada ao São Paulo
Osorio já não tem o mesmo prestígio da época de sua chegada ao São Paulo (Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

FORTALEZA - O São Paulo terá um compromisso decisivo a partir das 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Castelão. Não apenas porque o jogo contra o Ceará vale a sobrevivência na Copa do Brasil, mas principalmente em função do momento turbulento que a equipe enfrenta na temporada.

O técnico Juan Carlos Osorio e as suas filosofias já estavam em xeque antes mesmo da derrota por 2 a 1 para o próprio Ceará, na partida de ida das oitavas de final do torneio de mata-mata. O São Paulo havia sido derrotado por 3 a 0 pelo Goiás, que luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o que deu início aos protestos de sua torcida. Mais recentemente, perdeu também para o Flamengo, por 2 a 1.

“Conversamos que uma classificação contra o Ceará poderá alavancar o São Paulo não só na Copa do Brasil, mas também no Campeonato Brasileiro. Estamos com esse ânimo. O pensamento está voltado apenas para jogar bem e vencer”, comentou o volante Hudson.

No primeiro encontro com o Ceará, Osorio até considerou que o São Paulo atuou bem, com uma série de oportunidades criadas, porém acabou castigado por dois gols de Rafael Costa. O fato de Alexandre Pato ter descontado no Morumbi aumentou as chances da equipe de Osorio no confronto.

“Tivemos um volume de jogo grande, mas o Ceará foi cirúrgico nas oportunidades que criou. Agora, se finalizarmos com perfeição em 50% das vezes, poderemos ganhar e obter a vaga”, confiou Hudson.

Mais do que a vaga, o São Paulo ganhará tranquilidade com uma vitória convincente no Castelão. Já contestado por seus métodos inovadores, Osorio ficou com o emprego ameaçado e precisou ser defendido pelo vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro na véspera do jogo com o Ceará.

Apesar das cobranças, Osorio ainda não abriu mão do seu estilo. Por isso, permaneceu a dúvida em relação à escalação do São Paulo, que tem rodízio constante de titulares e estratégias de jogo. As certezas são o retorno do goleiro Rogério Ceni, livre de lesão muscular na coxa direita, e as ausências do zagueiro Lucão e do atacante Ricky Centurión, os contundidos da vez.

No Ceará, aqueles jogadores que já participaram da Copa do Brasil por outras equipes continuarão como baixas. A novidade é o entusiasmo do time, que já aproveitou a surpreendente vitória sobre o São Paulo para iniciar reação na Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo por 4 a 3 sobre o Paraná levou os comandos de Marcelo Cabo da lanterna para o penúltimo lugar.

“Nunca tivemos o pensamento de que perderíamos em São Paulo”, contrapôs o ala esquerdo Sanchez. “Estamos mais confiantes, com a torcida jogando junto. Teremos mais um desafio agora, e objetivo é passar de fase”, complementou o atacante Rafael Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.