Copa do Brasil

Corinthians recebe Santos para evitar nova eliminação em Itaquera

Timão precisa vencer por mais de dois gols de diferença para seguir na competição.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Love se achou no domingo e é esperança do Corinthians.
Love se achou no domingo e é esperança do Corinthians. (Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

SÃO PAULO - O Corinthians decidiu três embates eliminatórios em seu novo estádio e só sobreviveu a um, superando a Ponte Preta com erro da arbitragem a seu favor no Campeonato Paulista. Derrubado pelo Palmeiras daquele mesmo Estadual e pelo Guaraní da Copa Libertadores, a equipe tenta evitar o mesmo fim na Copa do Brasil, diante do Santos.

O início do confronto foi semelhante ao observado nas oitavas de final da Libertadores, em Assunção. Em Santos, o time dirigido por Tite teve um comportamento passivo, foi derrotado por 2 a 0 e voltou a São Paulo com uma tarefa complicada para chegar às quartas de final.

“É fazer o nosso papel. A gente sabe que tem uma força dentro de casa, a torcida acaba fazendo a diferença. Vamos ver se a gente consegue reverter”, afirmou Renato Augusto. “Se a gente não conseguir, vai brigar no Brasileiro até o final”, acrescentou o meio-campista.

A última frase é um bom retrato da disposição do técnico Tite. O gaúcho julga que seguir na Copa do Brasil poderá atrapalhar o Corinthians na disputa pelo Nacional de pontos corridos. Ele vê limitações no elenco – que lidera a tábua de classificação no segundo turno da Série A – para suportar duas competições.

Com o único treino para a partida feito com portões fechados, não é possível estabelecer com precisão a escalação a ser usada na suposta tentativa de impedir nova eliminação em Itaquera. Sabe-se que Jadson está fora por um súbito edema na coxa direita, e é possível que atletas desgastados fiquem fora do duelo – justamente como foi feito, para desespero da torcida, no fracasso diante do arquirrival Palmeiras no Paulista.

Do outro lado, não há essa questão. O técnico Dorival Júnior chegou a se surpreender com uma pergunta sobre poupar jogadores no duelo em São Paulo e avisou prontamente que “isso não existe”. “É o jogo contra nosso arquirrival”, concordou o zagueiro David Braz.

A dúvida faz ainda menos sentido porque o Santos está muito longe de brigar pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Um dos motivos para isso é o péssimo aproveitamento fora de casa, sem uma única vitória. O último triunfo como visitante foi na própria Copa do Brasil, no distante 15 de abril, contra o Londrina.

Mas o time praiano não precisa vencer. Basta empatar, como aconteceu em sua última visita a Itaquera, ou até perder por 1 a 0, resultado do embate realizado no Brasileiro do ano passado. “A gente não se apega a essas partidas, cada jogo é uma história. Respeitamos, mas sabemos que podemos usar o campo deles a nosso favor”, disse o lateral Victor Ferraz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.