Campeonato Brasileiro

Jogando em casa, Joinville passa fácil pelo Cruzeiro

A equipe catarinense ainda luta para deixar a zona de rebaixamento.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação / JEC)

JOINVILLE - Sem inspiração alguma, o Cruzeiro foi presa fácil para o JEC na noite desta quinta-feira, e perdeu por 3 a 0 na Arena Joinville. Na partida, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time tricolor foi comandado pelo meia Marcelinho Paraíba, que anotou belo gol de falta da intermediária para abrir o placar e deu cruzamento preciso para Bruno Aguiar fazer o segundo de cabeça. O terceiro tento foi anotado por Trípodi, também pelo jogo aéreo.

Dominada na primeira etapa, a Raposa viu os mandantes pressionarem e, além dos dois gols sofridos, ainda viu Fábio fazer defesas importantes. Os mineiros ainda voltaram melhor dos vestiários, com De Arrascaeta, Willian e depois Leandro Damião entrando no time, mas o bom momento durou pouco e o JEC matou o jogo.

Após o tropeço, o oscilante Cruzeiro fica estacionado nos 21 pontos, ocupando a 14ª colocação ao fim desta penúltima rodada do primeiro turno. Para tentar concluir positivamente a primeira metade da competição, o time celeste recebe o Internacional no Mineirão, neste domingo.

O Joinville, por sua vez, chega a duas vitórias e um empate nas últimas três partidas, ocupando assim a 17ª posição, com 16 pontos. Mesmo sem poder deixar a zona de rebaixamento no primeiro turno, uma vez que o 16º Avaí tem 20 unidades, o JEC busca consolidar a boa fase no domingo, fora de casa contra o Grêmio.

Em situação complicada na zona de rebaixamento do Brasileirão, os donos da casa partiram para cima na Arena Joinville. Logo aos três minutos, Edigar Junio fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro, mas viu a zaga celeste afastar parcialmente. No rebote, Anselmo chegou batendo para fora.

Empurrado pela torcida, presente em bom número, o JEC se manteve no campo de ataque até abrir o placar. Aos 12 minutos, o árbitro deu falta para os mandantes após toque no braço de Willians alguns metros à frente da meia-lua cruzeirense, praticamente na intermediária. O veterano Marcelinho Paraíba, de 40 anos, partiu para a cobrança e pegou bem de canhota para colocar no canto superior esquerdo de Fábio e fazer um golaço.

A resposta do Cruzeiro, e primeiro bom lance dos mineiros na partida, aconteceu apenas aos 19 minutos, quando Marinho fez cruzamento pela direita e viu a bola bater em Vinícius Araújo antes de sair pela linha de fundo. O time celeste se empolgou com o lance e passou a aparecer mais no campo de ataque, mas demonstrando pouca criatividade, esbarrando assim na marcação tricolor.

Aos 26, entretanto, a bola parada de Marcelinho Paraíba voltou a desequilibrar para o JEC. O meia cobrou falta da intermediária pelo lado esquerdo e conseguiu cruzar na medida para Bruno Aguiar, que, livre de marcação, subiu para testar com firmeza e superar o goleiro Fábio.

Querendo matar o jogo, o Joinville passou a pressionar a saída adversária e quase marcou aos 31, em erro do arqueiro Celeste, que entregou a bola nos pés de Edigar Junio e ficou aliviado ao ver a finalização do atacante tricolor balançar as redes por fora. Antes do intervalo, Edigar Junio ainda chegou a marcar em contragolpe mandante, mas a jogada já estava parada por causa de impedimento.

Para tentar buscar a reação, Vanderlei Luxemburgo trocou Marinho e Charles por Willian e De Arrascaeta, respectivamente. Dentro de campo, de fato, a postura do Cruzeiro era mais ofensiva nos primeiros minutos da etapa complementar, mas a inspiração para construir jogadas inexistia, e o Joinville buscava se aproveitar dos espaços dados pela Raposa.

Aos seis minutos, após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Fabrício quase marcou contra a própria meta em cabeceio. Para dar mais poder de fogo ao Cruzeiro, Leandro Damião entrou no lugar de Vinícius Araújo aos 13 minutos, mas inicialmente brigava sozinho com a zaga adversária, até que todo o time da Raposa passou a jogar mais avançado.

Mas o JEC seguiu dando um show de precisão na Raposa. Aos 26, poucos minutos após entrar no lugar de Marcelinho Paraíba, Trípodi aproveitou cobrança de escanteio da esquerda, subiu mais que a zaga e cabeceou bem para fazer 3 a 0. Logo em seguida, o placar ficaria ainda maior se Fábio não fizesse grande defesa em cobrança de falta de Bruno Aguiar.

As duas últimas alterações do JEC foram feitas em seguida: William Popp e Naldo deram lugar a Marion e Luiz Menezes, e os mandantes ocuparam o campo de ataque até o apito final, que confirmou mais uma vitória na campanha de reação da equipe tricolor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.