Jogos Olímpicos 2016

Vaga olímpica alivia Seleção de basquete antes da Copa América

No domingo, a participação nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(William Lucas / Inovafoto)

SÃO PAULO - A confirmação da vaga do Brasil nas chaves de basquete dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 significou um grande alívio para os atletas da Seleção masculina. Agora, eles se preparam para a Copa América, pré-olímpico continental, sem a responsabilidade de ter que brigar por um lugar nas Olimpíadas.

A vaga direta, normalmente dada ao país-sede, do Brasil estava em xeque por uma dívida da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) com a Federação Internacional (Fiba) pelo convite da Seleção masculina ao Mundial de 2014. No domingo, a entidade anunciou aceitar o plano de pagamento proposto pelo País e assim garantiu a participação nacional no Rio de Janeiro.

Se não tivesse lugar garantido nos Jogos em casa, o Brasil precisaria se classificar pela Copa América/Pré-Olímpico, entre 31 de agosto e 12 de setembro na Cidade do México. Os dois melhores colocados do torneio asseguram vaga nas Olimpíadas cariocas.

“Isso tirou um peso das nossas costas. Agora podemos jogar mais soltos e nosso basquete tende a fluir mais por não termos essa responsabilidade. A Copa América vai ser muito difícil e vamos jogar contra seleções boas como República Dominicana, Argentina, o Canadá vai completo, o México, que estará em casa. Saber que estamos classificados é bom”, explicou o ala Marquinhos.

O atleta flamenguista é um dos mais experientes do grupo comandado pelo treinador Rubén Magnano. Assim como Guilherme Giovannoni, ele se integrou à Seleção após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 com a missão de liderar a jovem equipe nacional.

O técnico argentino não convocou para a Copa América alguns dos principais nomes nacionais na modalidade: os atletas que atuam na NBA e o armador Marcelinho Huertas, que jogou os últimos quatro anos no Barcelona e agora busca um time nos Estados Unidos.

Mesmo sem precisar conquistar vaga nas Olimpíadas, o Brasil manteve seu cronograma de preparação para a Copa América. E o objetivo também. Integrante do Grupo A da competição, ao lado de México, Panamá, República Dominicana e Uruguai, o País buscará o título do torneio continental. No Grupo B, estão Canadá, Cuba, Porto Rico, Argentina e Venezuela.

“A gente vai mais tranquilo, mas muito mais a diretoria da CBB, que faz a programação da Seleção. Nós, jogadores, vamos para ganhar o campeonato da mesma forma. Talvez com menos pressão da mídia, mas estamos muito confiantes em fazer uma boa Copa América”, afirmou Vitor Benite, um dos destaques da Seleção no Pan.

No fim de semana, a Seleção conquistou um torneio amistoso em que enfrentou Uruguai e Argentina, em Brasília. Nesta quarta, a equipe embarca para Buenos Aires, onde disputa quadrangular contra os donos da casa, a Venezuela e o México, todos adversários na Copa América.

A preparação do Brasil para a competição continental será encerrada com a disputa da Copa Tuto Marchand, em San Juan, contra Porto Rico, Canadá, Argentina e República Dominicana – entre 23 e 27 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.