Copa Sul-Americana

STJD garante Ceará na Copa Sul-Americana

A CBF tenta impedir a participação do Alvinegro, que está vivo na Copa do Brasil.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Christian Alekson / Ceará SC)

FORTALEZA - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) garantiu a participação do Ceará na Copa Sul-Americana, após deferir o pedido do clube que contestava a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de não permitir que o Vovô participasse da competição internacional, uma vez que está no páreo da Copa do Brasil.

O Ceará obteve o direito de participar da Copa Sul-Americana depois de conquistar o título da Copa do Nordeste, ao derrotar o Bahia na final. Entretanto, como se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil, passando pelo Tupi-MG, o Alvinegro seguiria na competição nacional e não poderia jogar o torneio continental, de acordo com a CBF. Dessa forma, o Bahia herdaria a vaga na Sul-Americana.

Diante da situação, o departamento jurídico do Ceará entrou com um mandato de garantia no STJD alegando que não havia nada no regulamento da Copa do Nordeste que impedisse o time de jogar as duas competições. A Justiça acatou o pedido do clube baseando-se na lógica de que, por direito, o Ceará deve participar da Copa Sul-Americana. A CBF tem três dias para recorrer da decisão do pleno do STJD, de acordo com o documento expedido pelo Tribunal.

O Bahia, que com a decisão judicial perderia a vaga no torneio continental, ainda não se pronunciou sobre o assunto. O adversário do Ceará na Sul-Americana será o Sport. O vencedor deste confronto terá pela frente o Tigre ou o Huracán, ambos da Argentina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.