Campeonato Brasileiro

Com show de Pratto, Atlético-MG bate São Paulo e segue líder

O argentino marcou os três gols da vitória atleticana no Mineirão.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Bruno Cantini / CAM)

BELO HORIZONTE - Mais líder do que nunca. A rodada do Campeonato Brasileiro só vai terminar no domingo, mas o Atlético-MG já sabe que só vai enxergar os adversários pelo retrovisor. O Galo recebeu o São Paulo nesta quarta-feira, no Mineirão, e brilhou a estrela do argentino Lucas Pratto, que decidiu a partida em favor dos mineiros, 3 a 1, que mantém os atleticanos na liderança isolada.

Os três gols do Atlético-MG foram anotados pelo avante argentino Lucas Pratto, em seu primeiro hat-trick com a camisa do Galo. O detalhe é que os gols saíram todas em jogadas rápidas de contra-ataque. No segundo tempo, Alexandre Pato descontou. Com o resultado, os atleticanos chegam aos 35 pontos, liderando o Brasileiro de forma isolada, enquanto o São Paulo segue estacionado nos 27 pontos, no sexto lugar.

Na sequência do Brasileiro, o Atlético-MG terá compromisso contra o Goiás, jogo marcado para o dia 9 de agosto, no Serra Dourada, o que dá ao técnico Levir Culpi tempo para treinar a equipe. O São Paulo terá o mesmo período de preparação para encarar o Corinthians, no clássico paulista, no Morumbi.

O duelo no Mineirão começou de forma bastante movimentada, com as duas equipes mostrando muita disposição para atacar. O São Paulo apostou no inicio da partida em uma marcação adiantada, pressionando a saída de bola do Galo, estratégia que deu bons resultados, como no chute de Luís Fabiano, que obrigou Victor a trabalhar bem logo aos cinco minutos.

Com a postura usada pelo Tricolor, o Atlético-MG não conseguiu pressionar muito nos primeiros minutos, como costuma fazer contra os adversários quando joga em casa. Percebendo a dificuldade, a torcida que compareceu em grande número ao Gigante da Pampulha, passou a apoiar a equipe, mas foi o São Paulo que seguiu criando mais chances de gol, principalmente com o avante Luís Fabiano.

Após os 15 minutos, o Atlético-MG passou a equilibrar as ações, trocando passes com mais eficiência. No duelo tático, Juan Carlos Osório procurou explorar as costas dos marcadores do Galo, que atuaram de forma muito avançada. Já o time de Levir Culpi chegava ao ataque com vários jogadores, porém, pecando no último passe.

No campo das estratégias, os mineiros se deram bem aos 19 minutos, com o argentino Lucas Pratto, que recebeu lançamento de Marcos Rocha e teve que tentar duas vezes para estufar as redes do São Paulo e enlouquecer a torcida atleticana no Mineirão com a abertura do marcador. O time do Morumbi não se intimidou com o gol do Galo e começou a perseguir o empate.

O Atlético-MG, porém, encaixou um contra-ataque em altíssima velocidade, e aos 25, Giovanni Augusto cruzou na medida para Lucas Pratto, que desviou o cruzamento tirando qualquer possibilidade de defesa de Rogério Ceni, dilatando a contagem e levando à loucura milhares de torcedores alvinegros.

Se o time do Morumbi não sentiu o primeiro gol do Galo, o segundo desestruturou a equipe paulista, que passou a ser dominada pelos donos da casa, com o Tricolor ameaçando apenas nos contra-ataques. Em um destes lances, aos 37, Alexandre Pato ficou livre na área para fuzilar o goleiro Victor, que fez grande defesa, salvando os atleticanos. Antes do intervalo, Ganso ainda acertou a trave e Pato desperdiçou no rebote.

Como diz o ditado, quem não toma. Aos 43, Hudson errou e deixou Giovanni Augusto em condições de dar uma cavadinha deixando Lucas Pratto em liberdade para fazer o terceiro gol do Atlético-MG, o terceiro do argentino, que pela primeira vez com a camisa alvinegra faz um hat-trick.

Na volta para o segundo tempo, o São Paulo conseguiu ter mais posse de bola, porém, sem a mesma facilidade para concluir as jogadas. Com boa vantagem, o time de Levir Culpi se fechou um pouco mais, esperando o momento certo de encaixar novo contra-ataque para tentar liquidar de vez com o adversário.

Mas dessa vez, foi o São Paulo que conseguiu chegar ao gol aos 13, com Ganso lançando para Pato, que de cabeça, diminuiu o prejuízo Tricolor. Imediatamente após o time do Morumbi diminuir o placar, a torcida começou a apoiar o Galo, que adiantou a marcação para começar a criar perigo contra a meta de Rogério Ceni.

Após os 30 minutos, a partida perdeu em intensidade, com o São Paulo tendo um pouco mais de volume, mas errando muito nas finalizações. Já o Galo, em ritmo mais lento passou a administrar o placar para comemorar a vitória garantir a liderança do Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.