Jogos Pan-Americanos

Brasil passa sufoco, mas vence a República Dominicana

Com a quarta vitória no Pan, a Seleção Brasileira está na decisão do basquete masculino.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Gaspar Nobrega / Inovafoto)

TORONTO (CANADÁ) - A Seleção Brasileira de Basquete está na final dos Jogos Pan-Americanos pela oitava vez na história. Na semifinal disputada com a República Dominicana na tarde desta sexta-feira, a equipe passou por apuros, mas confirmou o favoritismo e venceu por 68 a 62.

A equipe ergueu o troféu pan-americano em cinco oportunidades: Cáli 1971, Indianapolis 1987, Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007. Há quatro anos, em Guadajara, a equipe teve uma campanha vexatória e sequer passou da fase de grupos. Rumo ao hexa, o Brasil aguarda o resultado entre Estados Unidos e Canadá para conhecer seu adversário na decisão.

Cestinha na vitória por 93 a 83 contra os Estados Unidos na quinta, o ala-armador Vitor Benite repetiu a boa atuação e foi novamente o maior pontuador, com 18 unidades, além de cinco rebotes e uma assistência. Augusto Lima chegou ao duplo-duplo com 15 pontos e 11 rebotes. Larry Taylor contribuiu com 11 pontos.

Entre os dominicanos, o cestinha foi James Stokley, com 15 pontos e quatro rebotes. Andres Feliz e Angel Suero contribuíram com 11 unidades cada, ao passo que Edward Santana marcou oito pontos e pegou nove rebotes.

O Brasil largou na frente no primeiro quarto e construiu uma vantagem considerável, faturando a primeira parcial por 18 a 12. O segundo período foi mais nivelado. Os dominicanos cresceram na partida e empataram em 17 a 17, mas não conseguiram tirar a diferença dos brasileiros no marcador. Assim, o time de Ruben Magnano foi para os vestiários vencendo por 35 a 29.

Santana, Feliz e Stokley comandaram a reação dominicana no terceiro quarto. A equipe buscou o empate (37 a 37) e seguiu pressionando até virar o jogo (45 a 43). O Brasil recuperou a liderança (50 a 47), mas uma bola de três de Andres Feliz no estouro do cronômetro deixou tudo igual no início da última parcial (50 a 50).

A equipe verde-amarela recuperou a dianteira (54 a 50), mas a República Dominicana tornou a igualar o duelo (56 a 56). A situação ficou crítica para os brasileiros quando os dominicanos assumiram a liderança, mas Augusto Lima cavou a falta e converteu os lances livres (58 a 58).

O Brasil brigou muito nos quatro minutos finais. Magnano ajustou a defesa e impediu que os adversários pontuassem, enquanto Larry Taylor e Vitor Benite aumentavam a vantagem brasileira no setor ofensivo (66 a 60). A 19 segundos do fim, Benite fez outros dois lances. Manuel Fortuna descontou com uma bola de dentro do garrafão, mas já não dava mais tempo para os dominicanos. Assim, a Seleção Brasileira cravou o triunfo e a classificação para a final do Pan de Toronto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.