Jogos Pan-Americanos

Na abertura do basquete masculino, Brasil massacra Porto Rico

Com ótimo aproveitamento nos arremessos de três, a Seleção estreou com vitória no Pan.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Gaspar Nobrega / Inovafoto)

TORONTO (CANADÁ) - A Seleção Brasileira de basquete estreou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 com um triunfo tranquilo sobre o atual campeão. Na tarde desta terça-feira, os comandados de Ruben Magnano não tomaram conhecimento dos adversários de Porto Rico e venceram por 92 a 59, assumindo a liderança temporária do grupo A.

O time verde-amarelo construiu uma boa vantagem logo no primeiro quarto e abriu 31 a 6. O ímpeto prosseguiu e os brasileiros foram para os vestiários à frente por 60 a 17. Os porto-riquenhos esboçaram uma reação após o intervalo e foram melhores no terceiro período (25 a 19), mas não foi suficiente sequer para se aproximar do time de Magnano no marcador.

O País começou o último quarto vencendo por 79 a 42, e após o susto, voltou a perder a parcial (17 a 13), mas soube administrar o resultado garantir a primeira vitória no Canadá.

O cestinha da partida foi o pivô Rafael Hettsheimeir, responsável por 19 pontos e dois rebotes. O ala-armador Vitor Benite marcou 16 pontos e pegou cinco rebotes, enquanto o armador Rafael Souza anotou 11 pontos. O maior reboteiro foi o ala-pivô João Paulo Batista, com 11 unidades, além de seis pontos.

Do lado perdedor, os destaques foram Jearrell de Jesus e Gilberto Clavell, com oito pontos cada. Kevin Young e Luís Villafañe pegaram quatro rebotes cada.

O Brasil já ergueu o troféu Pan-Americano em cinco ocasiões: Cáli 1971, Indianápolis 1987, Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007. Porto Rico foi campeão em Havana 1991 e há quatro anos, em Guadalajara, quando bateram o México na final. O maior campeão é os Estados Unidos, com oito taças. Os norte-americanos, contudo, não vencem o torneio desde Caracas 1983.

Rumo ao sexto título, a equipe verde-amarela volta à quadra na terça-feira para enfrentar a Venezuela, às 14h30 (de Brasília). Em seguida, encerra a participação na fase de grupos diante dos Estados Unidos, na quinta, às 22h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.