Jogos Panamericanos

Thiago Pereira é desclassificado na prova dos 400m medley do Pan

Brasileiro cometeu irregularidade durante a prova.

Agência Brasil

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Reprodução/Instagram)

BRASÍLIA - O brasileiro Thiago Pereira um dos favoritos para a conquista da medalha de ouro nos 400m medley, venceu a prova, mas foi desclassificado, por irregularidade ao tocar a borda da piscina na virada do nado de peito, segundo alegação da arbitragem da competição. A delegação brasileira tenta recorrer da punição, apresentando um protesto contra a decisão á direção da prova.

O problema ocorrido com Thiago Pereira foi idêntico ao que beneficiou a brasileira Joanna Maranhão na versão feminina dos 400m medley, em que ela chegou no quarto lugar, mas acabou ficando com a medalha de bronze, após a desclassificação da nadadora canadense Emily Owerholt, por erro na virada de nado ao tocar na borda da piscina.

Thiago Pereira já é o recordista brasileiro em medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos desde o início da carreira, tendo alcançado ontem (15) a 21ª medalha com a vitória do revezamento 4x200m em Toronto. Ele superou o ex-nadador Gustavo Borges, que ganhou 19 medalhas em diversas edições do Pan.

Outro episódio de desclassificação na natação ocorreu ontem (15), com a equipe dos Estados Unidos, no revezamento 4x200m medley. O motivo foi o uso de uma tala não de um dos nadadores, sem autorização médica da prova, como exige o regulamento. Os Estados perderiam, assim, a medalha de prata para o Canadá, mas recorreram alegando que não havia serviço médico no local da prova e conseguiram a medalha de volta.

Os nadadores brasileiros, com exceção de Joanna Maranhão, não se saíram bem na noite de hoje, em Toronto, até agora. Além da desclassificação de Thiago Pereira, Arthur Mendes foi apenas o 7º colocado nos 100m borboleta.As nadadoras Dainara de Paula e Dayane Dias não se classificaram entre as três primeiras na prova dos 100m borboleta: Dainara chegou em quarto lugar e Dayane foi a sétima colocada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.