Basquete

Fora de casa, Cavaliers iguala decisão da NBA

Com triplo-duplo de LeBron James, o Cavs bateu o Golden State Warriors.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Divulgação / NBA)

OAKLAND (ESTADOS UNIDOS) - Quando LeBron James anunciou seu retorno ao Cleveland Cavaliers, deixou claro que o fazia para tentar levar a equipe a um inédito título da NBA. E na noite de domingo (7), mostrou que falava sério. Com um triplo-duplo, liderou seu time na vitória sobre o Golden State Warriors por 95 a 93, na prorrogação do segundo jogo da final da liga norte-americana, deixando a série empatada por 1 a 1.

LeBron ganhou ainda mais responsabilidade nos Cavaliers ao longo dos playoffs da NBA. Na primeira rodada, contra o Boston Celtics, Kevin Love se lesionou. Já no primeiro jogo contra os Warriors, Kyrie Irving sofreu uma lesão na patela e também virou desfalque.

O camisa 23 não decepcionou como estrela solitária da franquia. Na noite deste domingo, anotou um triplo-duplo de 39 pontos, 16 rebotes e 11 assistências, liderando os Cavs, que também contaram com boa atuação do russo Timofey Gozmov, responsável por 17 pontos e 11 rebotes.

Os Warriors, por outro lado, não contaram com boa atuação de sua maior estrela. Melhor jogador da temporada regular, Stephen Curry esteve apagado e anotou 19 tentos. Klay Thompson tentou compensar com 34 pontos, mas não foi o suficiente para frear o brilhantismo de LeBron.

Esta foi apenas a quarta derrota do Golden State Warriors jogando em casa em toda a temporada da NBA e também a primeira vitória da história dos Cavaliers em uma decisão de título da liga. O terceiro jogo da série final será disputado nesta terça-feira, em Cleveland, cidade que recebe também a quarta partida, na quinta-feira.

Com a ausência de Kyrie Irving, que sofreu uma fratura no joelho esquerdo no primeiro jogo da série, LeBron James precisou mudar sua postura em quadra. O camisa 23 passou a controlar ainda mais as ações dos Cavaliers e buscou o jogo dentro do garrafão, contando com bom auxílio do russo Timofey Mozgov.

A dupla funcionou bem. No primeiro tempo, LeBron anotou 20 pontos, seis rebotes e seis assistências. O pivô russo conseguiu 11 tentos e seis rebotes, com papel importante para o bom trabalho da equipe de Cleveland dentro da área pintada.

Os Warriors respondiam com os tiros de longa distância, sua principal arma. Mas em vez de Stephen Curry, quem assumiu o protagonismo foi Klay Thompson, seu companheiro na armação do jogo. O camisa 11 encerrou o primeiro tempo de jogo com os mesmos 20 pontos de LeBron, mas viu o adversário ir ao vestiário com dois pontos de frente: 47 a 45.

O Cleveland continuou controlando o ritmo do jogo no terceiro quarto, em que as duas franquias tiveram dificuldades para pontuar. Curry continuou sem brilho, mas Klay Thompson compensava, mantendo os Warriors na partida. A tática dos Cavaliers de segurar a bola e diminuir a intensidade do jogo foi dando resultado.

No último quarto, J.R. Smith começou a aparecer bem também no ataque do time visitante, que passou a ter mais opções na armação de suas jogadas. Mas quando o jogo parecia decidido a favor dos Cavaliers, as bolas de longa distância dos Warriors começaram a cair.

A 3min13s do fim, os visitantes tinham 11 pontos de frente. A 1min, apenas dois. Curry, que vinha sem grande participação, fez bela jogada individual e, de bandeja, deixou o duelo empatado por 87 a 87 a 7s2 do estouro do cronômetro. LeBron teve a chance de dar a vitória aos Cavaliers, mas seu arremesso não caiu e a partida foi para a prorrogação.

Os visitantes começaram melhor o tempo extra e anotaram cinco pontos consecutivos. Draymond Green, que ainda não tinha pontuado, recolocou os Warriors na partida com duas cestas seguidas. O nervosismo atrapalhou as duas equipes, que cometeram erros sucessivos.

A 30 segundos do fim, dois lances livres de Stephen Curry colocaram o Golden State um ponto à frente. Só que a vantagem durou pouco. Matthew Dellavedova e LeBron James pontuaram para os Cavaliers. No último lance da partida, sem mais tempos para pedir, a equipe da casa cometeu um erro na saída de bola e deu a vitória aos rivais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.