Tênis

Brasileiro conquista título inédito em Roland Garros

Ao lado do croata Ivan Dodig, Marcelo Melo conquistou o título de duplas.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Divulgação)

PARIS (FRANÇA) - O Brasil enfim tem um tenista campeão em um torneio masculino de duplas do Grand Slam. Na tarde deste sábado, Marcelo Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, venceu os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan na final de Roland Garros, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5-7), 7/6 (7-5) e 7/5, após 2h13 de confronto na quadra central Philippe Chatrier, em Paris.

Com a vitória, o Brasil volta a ter um campeão em Roland Garros após 14 anos. Gustavo Kuerten, que estava presente nas arquibancadas, havia sido o último a conquistar o feito, na chave de simples, em 2001.

O triunfo sobre a principal dupla da história é um troco relativo às finais de Wimbledon, em 2013, e do Masters 1000 de Monte Carlo e ATP Finals do ano passado. Assim, Melo e Dodig impedem o tricampeonato dos gêmeos americanos em Roland Garros e o 17º título de Grand Slam.

Posto isso, Marcelo Melo, natural de Belo Horizonte e com 31 anos de idade, ingressa no seleto grupo de tenistas brasileiros campeões de torneios de duplas do Grand Slam. Ele se junta a Maria Esther Bueno, vencedora nas femininas e mistas, e Thomaz Koch e Bruno Soares, ganhadores nas mistas.

O equilíbrio foi a principal marca do primeiro set da decisão. Ambas as equipes conquistaram dez pontos enquanto recebiam o saque e 21 tentos com o primeiro serviço. Melo e Dodig, porém, vacilaram ao desperdiçarem três break points.

Após 12 games muito acirrados, as duplas forçaram o tie-break. No desempate, os irmãos Bryan conseguiram duas mini quebras, contra apenas uma de Melo e Dodig, e venceram a parcial por 7/6 (7-5).

Após mais um início de parcial equilibrada, os gêmeos norte-americanos aproveitaram a primeira chance de quebra no jogo e, com ótimas devoluções, fizeram 3/2. Em seguida, os Bryan confirmaram o break, após um game equilibrado, com um smash de Mike, abrindo 4/2.

Na sequência, Melo e Dodig confirmaram o serviço sem dificuldades (3/4). No oitavo game, eles empataram o confronto após devoluções precisas do fundo de quadra (4/4).

As duas parcerias confirmaram, não sem dificuldades, seus dois serviços seguintes, forçando novo tie-break. Lá, o brasileiro e croata saíram atrás, mas viraram para 4-3 e, com um brilhante lobby de Ivan Dodig, encobrindo a equipe dos Estados Unidos, empataram a final com um 7/6 (7-5).

No terceiro e decisivo set, novo equilíbrio. As duas equipes trabalharam bem o posicionamento na rede e o saque, confirmando os respectivos serviços até o 11º game, quando Melo e Dodig conseguiram a quebra, fazendo 6/5 e com o saque para fechar o campeonato.

Em seguida, em um disputado 12º game, Marcelo Melo disparou o ponto do título, o primeiro do Brasil em um torneio de duplas masculinas de Grand Slam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.