Campeonato mineiro

Com gol de Jô, Atlético-MG vira diante da Caldense e é campeão

Com gols de Thiago Ribeiro e Jô, o alvinegro conquistou o resultado no segundo tempo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Divulgação. )

VARGINHA - O 43º título do Campeonato Mineiro do Atlético-MG foi bem ao estilo da equipe alvinegra: no sufoco. A equipe derrotou a Caldense por 2 a 1 no Estádio do Melão, de virada, e acabou com a invencibilidade dos rivais de Poços de Caldas. Com gols de Thiago Ribeiro e Jô, o alvinegro conquistou o resultado no segundo tempo.

O time mandante mostrou força mesmo sem jogar no Ronaldão e conseguiu segurar bem o ataque alvinegro na primeira etapa. A Veterana atuou bem na marcação, com Plínio e Paulão sempre presentes na área e fazendo bom proveito de jogadas aéreas. O Galo pressionou com Marcos Rocha tentando abrir espaço pela lateral e Luan seguindo pelo meio. Mas com a zaga da Caldense mais fechada, Pratto teve dificuldades em atuar mais à frente, sem conseguir ultrapassar a barreira formada próxima do gol. As duas equipes desperdiçaram as oportunidades de finalização no primeiro tempo, mesmo com boas chances criadas nos contra-ataques.

Os 45 minutos finais foram mais tensos. Aos 11 minutos, o Atlético abriu o placar com Thiago Ribeiro, que entrou no intervalo e fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Mas a comemoração durou pouco, já que Luiz Eduardo igualou os marcadores aos 14. O goleiro Rodrigo também mostrou boa forma e segurou bem as investidas do Galo. Mas ao substituir Douglas Santos, Jô conseguiu virar o placar para o Galo, quebrando o seu jejum pessoal de estar a um ano sem marcar gols. Desta forma, o Atlético-MG manteve consagrado seu estilo de viradas 'no sufoco' e levantou o caneco mais uma vez.

Caldense segura bem e Atlético não aproveita oportunidades

Nos primeiros 9 minutos, os times ficaram disputando a posse de bola no meio-campo, sem conseguir avançar. A primeira boa chance veio com Paulão, que conseguiu salvar a Caldense de levar um gol. O zagueiro tirou a bola de Dátolo, que havia recebido um bom passe de Pratto na grande área. No minuto seguinte, a Veterana criou sua primeira chance, com Thiago Azulão passando pela zaga rival, mas errando a mira na cara do gol.

Aos 24, Rafael Estevam cobrou uma falta próximo da área e Paulão subiu demais, mandando a redonda para fora e assustando Victor. Quatro minutos depois, os dois times promoveriam boas chances. Em cobrança de falta de Luan, Leonardo Silva tentou cabecear, mas a bola saiu a centímetros do gol. Na sequência do lance, Nadson conseguiu a posse de bola e cruzou para Thiago Azulão, que também de cabeça, mandou a bola na trave. Na sobra, Yuri veio de trás e arriscou de primeira, mas errou a mira e mandou a redonda pela esquerda. Próximo do fim do primeiro tempo, aos 43, Dátolo cruzou para Luan, que cabeceou na cara do gol. A bola saiu por cima do travessão e balançou as redes pelo lado de fora.

Atlético se arrisca e consegue a virada decisiva com Jô

Na segunda etapa, logo com 2 minutos de jogo, Giovanni Augusto, que entrou no lugar de Leandro Donizete no intervalo, tocou por cima de Rodrigo e a bola saiu para fora, não sem antes assustar o goleiro e a zaga da Veterana. Aos 11 minutos, o Atlético conseguiu abrir o placar. Marcos Rocha cobrou a lateral e Pratto cabeceou para Thiago Ribeiro, que na cara do gol, desviou a bola para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol pelo Atlético.

Pouco depois, foi a vez da Caldense empatar. Com 14 de jogo, Luiz Eduardo, artilheiro do clube na competição, conseguiu uma sobra de bola de Victor, que havia defendido uma cobrança de falta, e aproveitou para igualar os marcadores, devolvendo a vantagem ao time mandante. Aos 19, o Atlético esboçou uma reação, mas o goleiro da Veterana mostrou boa forma física. Dátolo chegou pela lateral e cruzou para Luan, que arriscou. Rodrigo saiu, tirando a bola, mas a redonda sobrou e novamente o Atlético tentou, mas os zagueiros da Caldense agiram rápido e tiraram o lance. Pouco depois, o goleiro salvou o gol da Veterana mais uma vez. Luan veio correndo pelo meio e recebeu a bola na entrada da área, cabeceando com força. O arqueiro saiu e espalmou com categoria.

Mas a entrada de Jô modificou o cenário da partida. O atleta substituiu Douglas Santos e, aos 32, virou o placar a favor do Galo. O jogador aproveitou um cruzamento de Luan para anotar o seu, coisa que não fazia desde abril do ano passado. O lance ainda gerou dúvidas por parte da arbitragem, que discutia se o lance estava impedido ou não. No restante da partida, a Caldense ainda tentou arriscar na área adversária, mas perdeu a formação inicial e abriu espaço para muitos contra-ataques. No estádio, a torcida do clube clamava cânticos de ‘vergonha’, reclamando da atuação da arbitragem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.