Campeonato Gaúcho

No drama dos pênaltis, Grêmio elimina o Novo Hamburgo

Partida ficou empatada no tempo normal por 1 a 1. Nos pênaltis, tricolor levou a melhor.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Com placar de 6 a 5 nos pênaltis, o Grêmio bateu o Novo Hamburgo e avançou à semifinal do Gaúcho.
Com placar de 6 a 5 nos pênaltis, o Grêmio bateu o Novo Hamburgo e avançou à semifinal do Gaúcho. (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - Quem imaginava que a quarta-feira já tinha reservado todo o drama das quartas de final do Campeonato Gaúcho se enganou. A exemplo do rival Internacional, o Grêmio também precisou dos pênaltis para chegar às semifinais. Nesta quinta, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo no tempo normal, gols de Fred para o Noia e Geromel para a equipe da capital, mas fez 6 a 5 nos pênaltis, com duas defesas do goleiro Marcelo Grohe, o herói da noite.

O Grêmio pressionou no início, mas o experiente time do Novo Hamburgo soube esfriar o jogo e conseguiu chegar ao gol. A equipe de Roger Machado valorizava bem sua vantagem e administrava o jogo no segundo tempo, até que o Tricolor empatou na bola parada e passou a pressionar muito em busca da virada. A maior chance foi aos 30, quando Douglas desperdiçou pênalti.

Nos pênaltis, muito drama. Maicon, Fellipe Bastos e Luan fizeram para o Tricolor, Magrão, Fred e Thiago Humberto empataram, mas Everton errou a quarta cobrança gremista. Luís Mário e Douglas converteram, e na quinta cobrança da série inicial Paulinho perdeu a chance de classificar o Noia – Grohe pegou com o pé. Nas alternadas, Marcelo Oliveira e Ramiro fizeram para o Grêmio, Dê marcou para o Anilado e Marcelo Grohe defendeu a cobrança de William Schuster.

O Grêmio agora enfrentará o Juventude nas semifinais. Nesta quinta, o Papo foi a Erechim e se classificou com uma boa vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga. O primeiro jogo da semifinal será domingo, no Alfredo Jaconi. A outra semifinal, que terá provável início no sábado, reúne Brasil de Pelotas e Internacional.

O jogo

O Novo Hamburgo entrou atrasado em campo, mas por um motivo nobre. Antes da partida, o volante Magrão, ex-Inter e Palmeiras, revelou em entrevista que seu exame antidoping deu positivo por conta de remédios que vem tomando desde 2011 contra um câncer nos testículos. A informação, até então, não era de conhecimento do elenco do Noia, que acabou dando uma força a mais para o centromédio na reunião antes da partida. “Demos suporte emocional para ele”, disse o técnico Roger Machado.

Com a bola rolando, o Grêmio começou em cima. Logo aos dois minutos, Douglas perdeu grande chance na pequena área após jogada de Maicon. Aos quatro, Rhodolfo cabeceou com perigo em escanteio batido por Luan. A seguir, Douglas recebeu belo lançamento de Luan, matou no peito e chutou por cima. Aos 13, Braian Rodríguez chegou a fazer o gol após passe de Matías Rodríguez, mas a arbitragem anulou corretamente, assinalando impedimento.

O Novo Hamburgo se estabilizou no jogo após a pressão e passou a valorizar a posse de bola. Logo em sua primeira chance, abriu o placar: em falta próxima à meia-lua, o zagueiro Fred bateu com perfeição, e Marcelo Grohe nem foi na bola: 1 a 0. O gol deixou o Grêmio ansioso. A equipe de Luiz Felipe Scolari não criou mais perigo, e errava lances bobos. Dê, aos 41, e Thiago Humberto, aos 42, tiveram chances de ampliar o placar antes do intervalo.

No segundo tempo, mesmo com Yuri Mamute e Fellipe Bastos em campo, o Grêmio seguiu com muitas dificuldades para criar. Chegou apenas aos 13 minutos, em chute cruzado de Luan defendido por Rafael. Quando o ambiente na Arena já era tenso com a possibilidade de eliminação, Douglas levantou falta na área e Geromel fez de cabeça: 1 a 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.