Futebol

No Bonsucesso, irmão de Carlos Alberto sonha com time de ponta

Em 2014, o volante esteve no desconhecido futebol da Moldávia, mas não entrou em campo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Foto: Divulgação / Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Carlos Alberto e Fernando são mais dois irmãos que conseguiram se profissionalizar no futebol, mas com carreiras bem distintas. O primeiro chegou a ser campeão da Liga dos Campões da Europa e do Mundial de Clubes e, mesmo com a fama de bad boy, teve inúmeras oportunidades na carreira, apesar de estar longe do seu auge. Já o segundo tem uma personalidade mais tranquila, porém sofreu diversas contusões e agora amarga para ganhar novamente espaço em uma equipe de ponta. Depois de atuar em Fluminense, Flamengo, Goiás e São Paulo, Fernando atualmente defende o Bonsucesso no Campeonato Carioca.

Em 2014, o volante esteve no desconhecido futebol da Moldávia, mas não entrou em campo, fato que prejudicou ainda mais a sua carreira. “Tinha três anos de contrato com o Sheriff, mas acabei me contundindo e ficando praticamente um ano sem jogar lá. Por isso, acertei com o Bonsucesso nesta temporada, para voltar ao mercado e, o mais importante, voltar a jogar”, disse o jogador, que evita comparações com Carlos Alberto.

“Cada um tem seu perfil, somos duas pessoas diferentes. Ele conquistou tudo o que conquistou e passou por onde passou porque merece. Desde que ele voltou para o Brasil, a gente mantém muito contato”, emendou o meio-campista.

Assim como o irmão mais velho, Fernando foi revelado pelo Fluminense e chegou à equipe profissional em 2005 e participou do grupo que conquistou o Campeonato Carioca daquele ano. Contudo, após uma contusão no final de 2006, ele foi se tratar no São Paulo e acabou acertando com o Tricolor paulista e também integrou o elenco do time campeão brasileiro de 2007. Entretanto, ele não ficou no Morumbi e, no ano seguinte, acertou com o Goiás, onde conseguiu uma boa sequência de jogos. Depois, em 2009, ele acumulou uma rápida passagem na Portuguesa e regressou ao Esmeraldino.

Então, entre 2010 e 2011, Fernando jogou Flamengo e conseguiu se destacar pelo Rubro-Negro nestes dois anos. Contudo, por outra lesão, ele acabou perdendo espaço no grupo e deixou o clube. Deste então, ele acumulou passagens pelo Grêmio Barueri, Volta Redonda e Sheriff, da Moldávia, antes de voltar ao futebol carioca.

No Bonsucesso, Fernando passou pela desagradável realidade de brigar contra o rebaixamento no Estadual. Em 14 partidas, a equipe conseguiu apenas duas vitórias e cinco empates, somando 11 pontos e ocupando a 11ª colocação, conseguindo se livrar da queda com uma rodada de antecedência. Deste modo, mesmo com a vontade de disputar um Campeonato Brasileiro, o meio-campista colocou como prioridade em sua carreira tirar o time das últimas posições.

“Ainda não pensei no depois. Meu objetivo era tirar o time da situação ruim em que estava e livrá-lo do rebaixamento do Carioca. Depois, no segundo semestre, quem sabe consigo jogar um Campeonato Brasileiro ou volte para um clube da Europa”, contou o jogador, que aproveitou para explicar seu “sumiço” após boa passagem pelo Flamengo. “Eu acabei perdendo espaço no mercado após minha passagem no Flamengo por causa de contusões. Além disso, eu não tenho um agente, o que complica as coisas também. Mas quero me manter saudável por mais tempo, já que cada ano perdido é um a menos na carreira”.

Como esperado, Fernando ainda tem dois sonhos em sua carreira. Como muitos atletas, ele quer voltar a jogar pelo clube que o revelou para o mundo do futebol, além de desejar poder atuar ao lado de Carlos Alberto em alguma equipe.

“Quem sabe um dia eu volto a jogar no Fluminense, clube que me revelou e que eu tenho um carinho. Senão, quem sabe eu jogue em um clube com o meu irmão”, finalizou o volante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.