Vôlei de praia

Brasileiros conhecem adversários da primeira fase do Mundial

O torneio será realizado entre os dias 26 junho e 5 de julho.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Sorteio da FIVB definiu adversários dos brasileiros no Mundial de vôlei de praia em junho, na Holanda.
Sorteio da FIVB definiu adversários dos brasileiros no Mundial de vôlei de praia em junho, na Holanda. (Divulgação/FIVB)

HAIA - As oito duplas brasileiras do vôlei de praia que irão disputar o Campeonato Mundial na Holanda conheceram seus adversários da fase de grupos na tarde de segunda-feira, em sorteio realizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O torneio será realizado entre os dias 26 junho e 5 de julho e contará com a participação de 96 times, sendo 48 masculinos e 48 femininos.

Campeões do Circuito Brasileiro no último fim de semana, o dueto composto por Ricardo e Emanuel é cabeça de chave do Grupo G, cujos duelos terão palco em Amsterdã. Os adversários dos campeões mundiais de 2003 serão os espanhóis Herrera/Gavira, os russos Liamin/Barsouk e os ganeses Ajanako/Sapong.

Alison e Bruno Schmidt compõe a chave C ao lado dos austríacos Doppler/Horst, dos cataris De J. Santos/Santos Pereira e dos australianos Court/Schumann. Os jogos serão realizados em Apeldoorn, assim como os confrontos do grupo K, onde figuram Vitor Felipe e Álvaro Filho. Os brasileiros terão pela frente a dupla norte-americana Gibb/Patterson, a espanhola Marco/Garcia e a argentina Azaad/Bianchi.

Em Roterdã, Pedro Solberg e Evandro encabeçam o grupo L e vão enfrentar os alemães Walkenhorst/Windschief, os mexicanos Virgen/Ontiveros e os tunísios e Naceur/Belhaj.

Entre as mulheres, as campeãs nacionais Larissa e Talita vão jogar no grupo B em Amsteredã contra as suíças Goricanec/Huberli, as tailandesas Radarong/Udomchavee e as locais Van Der Vlist/Van Gestel. Na mesma cidade, Maria Elisa e Juliana duelam pela chave G com as alemãs Laboureur/Süde, as vanuatuanas Pata/Matauatu e as argelinas Boucheta/Bayou.

No grupo I, em Haia, Fê Berti faz sua estreia em mundiais ao lado de Taiana. As duas vão disputar com as suíças Zumkehr/Heidrich e Forrer/Vergé-Dépré e com as afegãs e Nel/Sekhonyana. Fechando a lista de brasileiros, Ágatha e Bárbara Seixas encaram as norte-americanas Day/Kessy, as mexicanas Revuelta/Candelas e as cubanas Flores/Leila pelo grupo F, em Apeldoorn.

O Brasil é o país com mais troféus no Campeonato Mundial, com nove total - quatro das mulheres e cinco dos homens. Das oito parcerias brasileiras que vão brigar por títulos na Holanda, cinco já subiram ao lugar mais alto do pódio na competição. Emanuel é o maior campeão com três ouros: Loiola (1999), Ricardo (2003) e Alison (2011). Larissa, atualmente ao lado de Talita, foi campeã em 2011 em parceria com Juliana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.