Liga de Basquete Feminino

Sport sai na frente do Maranhão Basquete nas quartas de final

Time pernambucano se impôs jogando em casa. Próximo duelo será sábado.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Marcílio Peiruquia/LBF)

SÃO LUÍS - O Sport Recife saiu na frente na série melhor-de-três do playoff – quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 ao derrotar o Maranhão Basquete, por 95 a 81 (50 a 41 no primeiro tempo), no ‘Clássico do Nordeste’, disputado neste domingo (22), no ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), em Recife (PE). O torcedor pernambucano esteve presente em grande número e apoiou o seu time do começo ao fim.

No quarto inicial, o time maranhense começou melhor e passou a comandar o marcador, com a diferença chegando aos nove pontos, contudo, na sequência, a equipe da casa foi melhorando gradativamente e deixou o jogo equilibrado. Na parte final do período, entretanto, a vantagem votou a subir em favor do Maranhão Basquete (19 a 26).

No segundo quarto, o Rubro-Negro dominou totalmente as ações, calcado no bom rendimento das norte-americanas Brandie Baker e Erica Wheeler, além do apoio incessante do torcedor pernambucano, que compareceu em grande número, passou a comandar o marcador e abriu vantagem de nove pontos (31 a 15).

Na volta do intervalo, o jogo ficou igual até a metade do terceiro período, momento em que a equipe pernambucana, depois de dois pedidos de tempo do técnico Rildo Accioly, se acertou em quadra e cresceu, fazendo vantagem subir mais um pouco (23 a 16).

No quarto final, o Sport Recife manteve o ritmo, com excelente aproveitamento nos lances de longa distância (58%), em especial com a lateral Luana de Souza, enquanto que o Maranhão Basquete tentou a recuperação, mas sem êxito (22 a 24).

Os principais nomes da partida foram as norte-americanas Brandie Baker (28 pontos, 12 rebotes e 06 assistências – double-double) e Erica Wheeler (26 pontos e 05 assistências), além de Luana Souza (20 pontos e 01 assistência), pelo time pernambucano; a cubana Gelis Gonzales (23 pontos e 05 rebotes), Iziane Castro (23 pontos e 07 rebotes) e a norte-americana Matee Ajavon (16 pontos e 02 assistências), em favor da agremiação maranhense.

“Fizemos um jogo dentro daquilo que planejamos, além disso, estamos trabalhando com o pensamento focado exclusivamente em cada partida. Entramos forte, como o Rildo nos pediu, pois sabíamos da importância de vencer a primeira da série, em casa, com apoio da nossa torcida”, comenta a lateral norte-americana Brandie Baker, do Sport Recife.

“Não atuamos bem na defesa e isso foi determinante para o resultado, já que o Sport Recife conseguiu um grande aproveitamento. A expectativa é acertar o setor defensivo nos treinamentos da semana, para lutar pela vitória no próximo jogo”, analisa a lateral Iziane Castro, do Maranhão Basquete.

O segundo jogo da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2014/15 está agendado para 28 de março (sábado), às 18h, em São Luís (MA). O terceiro, se necessário, ocorre no dia 30 de março (segunda-feira), às 20h, novamente em território maranhense.

O time do MB é patrocinado por Gatorade por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com os apoios da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), do Hospital São Domingos, Água You Happy, My Place, Hotel Praia Mar, da Federação Maranhense de Basquete e da Araújo Transportes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.