Liga de Basquete Feminino

Maranhão Basquete visita o Sport Recife pelas quartas de final neste domingo

Primeira partida dos <i>playoffs</i> começa às 13h deste domingo em Recife.

Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Primeiro jogo da série melhor de três será em Recife.
Primeiro jogo da série melhor de três será em Recife. (Ayrton Vale/MB)

RECIFE - Neste domingo (22), às 13h, o Maranhão Basquete inicia o duelo das quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15 fora de casa contra o Sport Recife. A equipe maranhense chega para o confronto com boas chances de sair de quadra com um bom resultado, uma vez que na fase de classificação, foram duas vitórias maranhenses sobre o rival. No entanto, a partida deste domingo é diferente. É a partir dela que se começa a definir quem estará nas semifinais do torneio nacional.

Para o duelo na capital pernambucana, o Maranhão Basquete intensificou os treinos ao longo desta semana. Priorizando uma defesa forte, o MB sabe que, para conseguir vencer fora de casa e abrir 1 a 0 na série melhor de três, será preciso uma marcação eficiente para suportar o ímpeto da boa equipe do Sport Recife.

“Estamos treinando a defesa que é o mais importante neste momento porque vamos ter muitas dificuldades a partir de agora”, comentou a armadora cubana Gelis.

E o discurso da camisa 7 do MB é explicado.O trio de estrangeiras do Sport Recife preocupa a equipe maranhense. Juntas, Erica Wheller, Brandie Baker e Toluwani Omotola vêm fazendo a diferença para o time pernambucano. Cada uma das três jogadores têm média de aproximadamente 15 pontos por jogo.

“As três norte-americanas são muito boas. A Wheller é muito habilidosa, arremessa muito bem de três pontos, infiltra bem e faz boas assistências. A Baker bate muito pra dentro, é muito forte, é alta e pega muito rebote. Já a Omotola joga debaixo do aro, é muito habilidosa. São três jogadoras que fazem muito a diferença”, comentou a técnica do MB, Lisdeivi Pompa.

Por isso, o Maranhão Basquete já sabe da receita para conseguir ir bem neste jogo em Recife: é preciso ter muita atenção com as estrangeiras do time pernambucano. “Aquelas duas vitórias aconteceram porque a equipe soube se posicionar, soube explorar as vantagens que a gente tinha no jogo. O carro-chefe do time do Sport Recife são as três estrangeiras e a gente soube fazer esse trabalho de equipe para marcá-las”, comentou a pivô Êga.

Sport Recife

Se o Maranhão Basquete está pronto para o duelo deste domingo, do outro lado o Sport Recife está preparado para ir em busca da vitória jogando em casa. O técnico do time pernambucano, Rildo Accioly, terá força máxima contra o MB e sabe que agora começa um “outro campeonato”.

“Nosso grupo está focado em deixar na quadra todo esforço possível. Sabemos o quanto a torcida do Sport Recife vai apoiar as Leoas neste primeiro jogo, que será em nossos domínios”, disse Rildo.

Retrospecto

O Maranhão Basquete está em sua quarta temporada na Liga de Basquete Feminino (LBF) e o retrospecto do time maranhense na competição nacional é muito bom. Em todas as suas participações, o MB chegou, pelo menos, na fase de quartas de final. E, na atual temporada, o time manteve seu bom desempenho na LBF e já conseguiu alcançar as quartas de final, quando terá pela frente o Sport Recife.

Por ter terminado a primeira fase na quarta colocação, a equipe maranhense tem vantagem de poder jogar duas das três possíveis partidas das quartas de final contra o Sport Recife em casa. No entanto, a o MB tentará se classificar já no segundo confronto, sem a necessidade da realização do terceiro e decisivo jogo.

Para vencer em 2 a 0, o Maranhão Basquete precisará quebrar o mando de quadra do Sport Recife no domingo. Vencer o rival fora de casa não será uma tarefa fácil, porém, está longe de ser impossível. Tanto que, o MB venceu o time pernambucano nesta temporada em Recife por 68 a 62. E, se o retrospecto do time maranhense nas quartas de final da LBF servir para alguma coisa, a vitória no domingo é bem provável.

O Maranhão Basquete nunca perdeu a primeira partida de uma série melhor de três em quartas de final da LBF. Nas três edições anteriores do torneio nacional, o MB venceu sempre o primeiro duelo das quartas de final. Em duas ocasiões o time maranhense se classificou para as semifinais e, em apenas uma, foi eliminado mesmo tendo aberto 1 a 0 na série.

O time do MB é patrocinado por Gatorade por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com os apoios da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), do Hospital São Domingos, Água You Happy, My Place, Hotel Praia Mar, da Federação Maranhense de Basquete e da Araújo Transportes.

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO

13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 58 Basquete Jaraguá

15/12/14 – APAB/Barretos 65 x 74 Maranhão Basquete

17/12/14 – ADCF Unimed/Americana 84 x 71 Maranhão Basquete

14/1/15 – Brasília/Basquetevizi 55 x 81 Maranhão Basquete

17/1/15 – Maranhão Basquete 60 x 59 Presidente Venceslau

19/1/15 – Maranhão Basquete 48 x 55 São José/Colinas Shopping

22/1/15 – Sport Recife 62 x 68 Maranhão Basquete

24/1/15 – Uninassau/América 93 x 53 Maranhão Basquete

26/1/15 – Maranhão Basquete 83 x 56 Basketball Santo André/Apaba

JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 2º TURNO

31/1/15 – Maranhão Basquete 76 x 70 Sport Recife

2/2/15 – Maranhão Basquete 61 x 93 Uninassau/América

6/2/15 – Maranhão Basquete 76 x 48 Brasília/Basquetevizi

23/2/15 – Presidente Venceslau 60 x 66 Maranhão Basquete

25/2/15 – São José/Colinas Shopping 74 x 77 Maranhão Basquete

28/2/15 – Maranhão Basquete 78 x 55 APAB/Barretos

2/3/15 – Maranhão Basquete 68 x 82 ADCF Unimed/Americana

14/3/15 – Basquete Jaraguá 84 x 71 Maranhão Basquete

16/3/15 – Basketball Santo André/Apaba 72 x 67 Maranhão Basquete

QUARTAS DE FINAL

22/3/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete (13h)

28/3/15 – Maranhão Basquete x Sport (18h)

30/3/15 – Maranhão Basquete x Sport (se necessário / 20h)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.