Campeonato Carioca

Flamengo e Macaé empatam em jogo polêmico

Foi o primeiro jogo do Rubro-Negro no Campeonato Carioca.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Gilvan de Souza / CR Flamengo)

MACAÉ - Em jogo marcado por polêmicas, o Flamengo não passou de um empate por 1 a 1 com o Macaé, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca, disputada na noite deste sábado, no estádio Moacyrzão. Antes do início da partida, cerca de cem torcedores, identificados como pertencentes às organizadas do clube rubro-negro, invadiram o vestiário do Macaé, agrediram o goleiro Ricardo Berna e saquearam o material da equipe do norte fluminense.

Na metade do segundo tempo, o Flamengo perdeu o goleiro Paulo Victor, depois de um choque com Aloisio, do Macaé. Como o técnico Vanderlei Luxemburgo já havia gasto as três substituições, o atacante Alecsandro foi improvisado no gol e o time ficou com dez jogadores.

Mesmo assim, o Macaé não conseguiu ameaçar em momento algum e Alecsandro só foi praticar sua primeira defesa nos acréscimos, em bola que não lhe deu muito trabalho. Os gols foram marcados por Pipico para o Macaé e Alecsandro,ainda no ataque,para a equipe da Gávea.

Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Barra Mansa enquanto o Macaé vai enfrentar o Friburguense.

Incentivado por uma grande torcida, o Flamengo começou a partida no ataque e criou a primeira grande chance, logo no primeiro minuto. Marcelo Cirino arriscou de longe, Ricardo Berna deu rebote e Arthur Maia falhou ao tentar aproveitar o rebote, quando estava livre na área. Só por volta dos cinco minutos é que o Macaé saiu da pressão inicial e passou a tocar a bola, com mais tranquilidade.

Aos dez minutos, a equipe rubro-negra criou outra oportunidade. A zaga do Macaé saiu jogando errado e a bola foi recuperado por Everton que lançou Marcelo Cirino. O atacante chutou e Ricardo Berna defendeu em dois tempos, com grande dificuldade.

O Macaé não conseguia trocar passes no campo ofensivo porque a marcação do Flamengo no meio campo era muito forte. Aos 20 minutos, Canteros fez ótimo lançamento para Marcelo Cirino que chutou forte, mas a bola saiu.

Depois da palavra técnica, o Flamengo voltou a pressionar em busca do primeiro gol, mas a defesa do Macaé bloqueava com competência as investidas do time dirigido por Vanderlei Luxemburgo. O time da Gávea ficava com a bola nos pés, mas não conseguia criar situações para a conclusão das jogadas. Aos 30 minutos, o veterano lateral-direito Léo Moura sentiu uma lesão na coxa e pediu para sair. Pará entrou para ocupar a posição.

O Macaé criou sua primeira chance de gol aos 35 minutos. Após cruzamento na área, Pipico subiu livre, mas cabeceou errado, sem perigo para Paulo Victor.

Aos 42 minutos, o Macaé surpreendeu o Flamengo e marcou o primeiro gol. Após cruzamento de Diego, o zagueiro Samir escorregou e deixou Pipico livre para deslocar Paulo Victor. Foi o primeiro gol que a equipe da Gávea sofreu em 2015.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o atacante Alecsandro no lugar de Nixon. O segundo tempo começou morno com as duas equipes trocando muitos passes laterais. E na sua primeira investida, aos 12 minutos, o Flamengo marcou o gol do empate. O zagueiro Wallace fez o cruzamento e Alecsandro subiu com estilo para colocar a bola nas redes de Ricardo Berna.

Só depois de sofrer o gol do empate é que o Macaé partiu para o ataque. Aos 15 minutos, Giancarlo chutou rasteiro e Paulo Victor fez uma boa defesa.

Depois da segunda parada técnica, o rubro-negro carioca aumentou a pressão em busca do gol de desempate.

Aos 27 minutos, o goleiro Paulo Victor saiu para cortar um cruzamento, se chocou com Aloisio e machucou o rosto, com gravidade. Ele ainda tentou continuar, mas os médicos determinaram sua saída em função do seu estado. Como o Flamengo já tinha feito as três substituições, o atacante Alecsandro foi ocupar o gol. O jogador do Macaé também teve que deixar o gramado.

Para tentar se aproveitar da superioridade numérica e da presença de um jogador improvisado no gol, o técnico Josué Teixeira decidiu tornar o Macaé mais agressivo. Ele trocou o zagueiro Douglas Assis pelo atacante Pedro Oldoni, mas o Macaé não conseguia chegar na área do Flamengo para dar trabalho a Alecsandro.

Mesmo com um jogador a menos e um goleiro improvisado, o Flamengo está mais perto do primeiro gol do que o Macaé. E quase consegue a virada aos 42 minutos quando Márcio Araújo invadiu a área e chutou com grande perigo.

Aos 44 minutos, após cruzamento na área, Pedro Oldoni conseguiu a cabeçada, mas mandou a bola bem longe do gol defendido por Alecsandro. O goleiro improvisado foi fazer sua primeira defesa, nos acréscimos, quando saiu bem para interceptar um cruzamento de Diego.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.