Copa do Brasil

CBF muda critérios da final da Copa do Brasil

As finais do torneio não terão mais o critério de gol fora de casa.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Bruno Cantini / CAM)

RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira o regulamento definitivo da Copa do Brasil de 2015. Em comparação com a temporada passada, não houve grandes mudanças.

A principal diferença entre as edições anteriores é o formato da final. A decisão continuará sendo disputada em dois jogos, mas agora não há mais o gol fora de casa como critério de desempate. A Libertadores também é definida sobre esse formato.

Em apenas quatro das vinte e sete finais realizadas até hoje, o resultado poderia ser diferente caso a regra já existisse desde a primeira edição. Em 1991, Grêmio e Criciúma empataram os dois jogos. Como o 1 a 1 foi no Olímpico e o 0 a 0 no Heriberto Hulse, a equipe catarinense levou o título. Grêmio x Flamengo (em 1997), Sport x Corinthians (em 2008) e Vasco x Coritiba (2011) poderiam ter campeões diferentes.

O torneio será realizado em formato de mata-mata desde o início até a decisão. Na quarta-fase, os 10 grupos que permanecerem vivos se juntam a aqueles que disputaram a Copa Libertadores da América (Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Corinthians) mais o Fluminense, sexto colocado no Campeonato Brasileiro de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.